10 gramas de carboidrato específico podem reduzir gordura visceral
O estudo contou com 1.114 pessoas que foram acompanhadas por cinco anos
A gordura visceral, também conhecida como gordura da barriga, se instala perto de órgãos vitais do corpo. Essa localização pode aumentar o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, pressão alta e doenças cardíacas. O que poucos sabem é um ajuste simples na alimentação, com a introdução de um determinado carboidrato, ajuda a eliminá-la, de acordo com uma pesquisa feita nos EUA.
Para esse benefício, alimentos como pão integral ou macarrão, feijão, legumes, folhas verdes escuras, sementes e frutas podem ajudar. Mas segundo os autores do estudo, a fibra é o alimento mais eficiente contra a gordura da visceral.
Esse benefício acontece, conforme os pesquisadores, porque a fibra solúvel absorve água e forma um gel que ajuda a retardar a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
Como efeito, isso ajuda a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo, fazendo com que ela coma menos e não belisque excessivamente.
Além disso, a pesquisa – que foi publicada na revista Obesity – descobriu que apenas um aumento de 10 gramas de fibra solúvel por dia foi capaz de fazer a diferença na gordura visceral.
Gordura visceral medida
O estudo observou 1.114 pessoas, que passaram por um exame físico, um extenso questionário de estilo de vida e uma tomografia computadorizada (TC), que é a única maneira precisa de medir a gordura visceral.
Cinco anos depois, os pesquisadores repetiram exatamente o mesmo processo para determinar os níveis de gordura visceral e intervenções dietéticas.
O estudo descobriu que, para cada aumento de 10 gramas de fibra solúvel ingerida por dia, a gordura visceral foi reduzida em 3,7% em cinco anos.
Já quando o consumo de fibras foi aliado com exercícios moderados, a experiência resultou em uma redução de 7,4% na taxa de gordura da barriga no mesmo período.
“Nosso estudo descobriu que fazer algumas mudanças simples pode ter um grande impacto na saúde”, disse Kristen Hairston, principal pesquisadora do estudo.
Quando se trata de atividade física, a equipe de pesquisa recomendou movimentos vigorosos por 30 minutos, duas a quatro vezes por semana.
Eles também disseram que dez gramas de fibra solúvel podem ser obtidas comendo duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas e meia xícara de feijão carioca.