10 passos para desenvolver a inteligência emocional no trabalho
Especialista ressalta que a inteligência emocional é crucial para transformar o ambiente de trabalho e alcançar o sucesso profissional

Em um ambiente corporativo, apenas ter o “lado técnico funcionando” pode não ser o suficiente. As emoções influenciam diretamente a produtividade e o desempenho no trabalho, impactando o modo como lidamos com desafios e pressões diárias.
“A forma como gerenciamos nossas emoções pode determinar se vamos avançar ou estagnar em nossa carreira”, explica a psicóloga Denise Milk. Segundo ela, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada com dedicação.
Confira 10 dicas da especialista em saúde mental no ambiente de trabalho para aprimorar a inteligência emocional no dia a dia no ambiente corporativo:
1. Autoconhecimento: Conheça suas emoções e reconheça o que te afeta. Saber quem você é facilita a superação dos desafios do ambiente profissional.
2. Autocontrole: Controle suas reações em momentos de estresse. Respire fundo e analise antes de agir de forma impulsiva.
3. Empatia: Colocar-se no lugar do outro e entender os sentimentos alheios promove um ambiente mais colaborativo e harmônico.
4. Comunicação assertiva: Expressar suas ideias com clareza e respeito evita mal-entendidos e favorece um diálogo produtivo com colegas e superiores.
5. Trabalho em equipe: A inteligência emocional contribui para a cooperação e o bom relacionamento com diferentes personalidades. Valorize as contribuições dos outros e aprenda a dar e receber feedback.
6. Motivação: Mantenha-se motivado, encontrando propósito no que faz e focando nos objetivos, mesmo diante de desafios.
7. Adaptabilidade: O ambiente de trabalho está em constante mudança. Ser flexível demonstra maturidade emocional e resiliência.
8. Gestão de conflitos: Resolver problemas de forma pacífica e construtiva é um dos pilares da inteligência emocional no trabalho.
9. Autocuidado: Cuide de sua saúde mental e física. Quando estamos bem, lidamos melhor com os desafios externos.
10. Busca por desenvolvimento: Busque aprendizado e evolução constante. A inteligência emocional é uma jornada de crescimento contínuo.

Ao aplicar esses passos, é possível fortalecer a atuação profissional e contribuir para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. “Desenvolver a inteligência emocional traz mais equilíbrio, favorece o crescimento pessoal e, acima de tudo, ajuda a construir relações profissionais mais saudáveis e eficazes”, reforça Denise Milk.
Outras dicas de saúde na Catraca Livre
Estudos recentes indicam que a meditação aumenta a massa cinzenta do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à aprendizagem, memória, regulação emocional. A prática pode ser a chave para melhorar a função cognitiva, atenção, memória, humor e reduzir níveis de estresse. Afinal, o que meditação é capaz de fazer com o seu cérebro?