Estes 20 alimentos são ricos em vitamina K e ajudam na saúde do fígado
O maior órgão interno do corpo desempenha funções essenciais e a vitamina K é primordial em um desses processos
Além do cérebro e do coração, outro órgão que desempenha papéis vitais no funcionamento do corpo humano é o fígado.
O fígado trabalha incansavelmente realizando diversas funções essenciais para o organismo. Entre suas principais atribuições destacam-se a produção de proteínas importantes para a coagulação do sangue e a síntese de vitaminas, assim como a transformação de nutrientes absorvidos durante a digestão em substâncias que o corpo pode usar.
Como manter a saúde do fígado?
Para manter o fígado funcionando adequadamente e evitar o desenvolvimento de doenças, é fundamental cuidar da alimentação.
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Saiba como a falta de vitamina A pode atrapalhar sua rotina
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
Uma má alimentação pode favorecer o surgimento de doenças hepáticas que, se não tratada, pode levar à insuficiência hepática, uma condição com risco de vida. É neste processo de manter uma boa alimentação que entra a vitamina K.
O que é vitamina K?
A vitamina K, muitas vezes ofuscada pelas por outras vitaminas, desempenha um papel extremamente significativo no corpo, e a sua importância não pode ser ignorada.
O nutriente menos conhecido não é apenas um elemento-chave na coagulação do sangue, um processo vital no controle do sangramento, mas também desempenha um papel fundamental em pacientes com problemas no fígado e naqueles que sofrem de cirrose.
E para o fígado produzir os fatores de coagulação sanguínea corretamente, é necessário haver uma quantidade adequada de vitamina K no organismo.
Alimentos ricos em vitamina K para melhorar a saúde do fígado
A vitamina K pode ser encontrada em alimentos como vegetais de folhas verdes, carnes, óleos vegetais e laticínios. Conheça alguns alimentos que são ricos na vitamina a seguir.
Antes, não se esqueça: antes de adicionar qualquer alimento à sua dieta, a recomendação é consultar um médico para analisar seu caso.
- Brócolis
- Couve
- Acelga
- Ovo cozido
- Espinafre
- Repolho
- Cenoura
- Kiwi
- Pepino
- Óleo de soja
- Salsinha
- Alface
- Fígado
- Abacate
- Couve-flor cozida
- Rúcula
- Morango
- Cebolinha
- Nabo
- Agrião