21 dicas para exercitar o seu cérebro

Fuja do envelhecimento do cérebro com essas técnicas

Por: Redação

O principal órgão de seu corpo é o seu cérebro. Sem ele, nada funciona. Portanto, nada melhor do que mantê-lo saudável, certo? As dicas abaixo são para você praticamente levar o seu cérebro direto para a academia. Dicas de como exercitar o seu cérebro para que ele fique rápido e lúcido.

Exercícios Simples

Faça palavras cruzadas e quebra-cabeças diários

Quebra cabeças simples como palavras cruzadas podem ajudar a aumentar o desempenho do seu cérebro. Essa dica é fácil de encaixar em seu dia a dia e você pode até encontrar algum site grátis e online, como este.

Converse com as pessoas

Em tempos de smartphones e pessoas antissociais, conversar ainda pode ser uma ótima maneira de treinar o seu cérebro. O desafio, no entanto, é falar sobre temas desafiadores como política e religião; novela, fofoca e futebol dificilmente vão estimular o seu raciocínio.

Leia o máximo que puder

A leitura é um ótimo exercício para o cérebro. Você pode escolher ler jornais, revistas ou livros, mas tenha em mente que quanto mais desafiador for o texto mais treino você dará ao seu cérebro. Como qualquer exercício, comece devagar e vá aumentando a dificuldade aos poucos.

Desligue a televisão

Getty Images
Se optar por deixar a TV ligada, escolha programas que debata questões complexas

A televisão coloca o seu cérebro no piloto automático. Não é preciso pensar para assistir televisão; e é por isso que é tão relaxante. Então, se você não quiser manter o seu cérebro estagnado, a primeira coisa que deve fazer é desligar a TV.

Se você optar por assistir escolha programas que coloquem o seu cérebro para funcionar. Assista programas de educação, pesquisas, documentais ou que tenham temas complexos que sugiram debates e análises do que pode acontecer em seguida.

Escreva algo

A escrita põe você a pensar. Você pode escrever histórias inventadas ou sobre coisas que aconteceram com você.

Leia mais dicas no Geekness

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …