Últimas notícias:
Loading...

3 chás laxantes naturais para curar a prisão de ventre

Também conhecida como constipação, a prisão de ventre é um problema que pode ser causada por vários fatores

Rica em fibras solúveis, chá de ameixa é um excelente laxante para aliviar a prisão de ventre – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Rica em fibras solúveis, chá de ameixa é um excelente laxante para aliviar a prisão de ventre – iStock/Getty Images

Também conhecida como constipação, a prisão de ventre é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades e pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo dieta, estilo de vida, problemas de saúde e medicações.

De acordo com especialistas, recorrer a laxantes naturais pode ser uma saída, uma vez que os chás laxantes têm sido amplamente reconhecidos por sua capacidade de aliviar o problema de forma suave.

Confira abaixo alguma opções de chás laxantes para a prisão de ventre:

Chá de psyllium
O psyllium é uma fonte natural de fibras solúveis. Ele ajuda a reter a água no intestino delgado, e com isso, contribui para o aumento da presença de água nas fezes, facilitando sua eliminação.

Antes de aderir a essas opções, é importante conversar com seu médico, especialmente se você tiver condições médicas preexistentes, estiver grávida ou amamentando.

Chá de ameixa
As ameixas são naturalmente ricas em fibras solúveis, que têm a capacidade de absorver água e formar um gel, amolecendo as fezes e facilitando sua passagem pelo intestino. Isso torna o chá de ameixa uma excelente opção para aliviar a constipação.

Você pode fazer o chá de ameixa usando ameixas secas ou ameixas frescas. Basta ferver a água, despejá-la sobre as ameixas, deixar em infusão por cerca de 5-10 minutos e está está pronto. É ideal consumir antes de dormir ou pela manhã, preferencialmente com o estômago vazio.

Chá de sene
O chá de sene é conhecido por seu potente efeito laxante estimulante. Ele contém compostos chamados senosídeos, que estimulam as contrações musculares no intestino grosso. Isso ajuda a acelerar o movimento das fezes através do cólon, aliviando a constipação.

O chá de sene é conhecido por sua ação relativamente rápida. Muitas pessoas relatam alívio da constipação em um curto espaço de tempo após o consumo.