3 poderosos remédios naturais para reduzir o inchaço abdominal

Muitas vezes, o desequilíbrio intestinal é a causa do inchaço na barriga

Inchaço abdominal pode ser em razão de um desequilíbrio intestinal
Créditos: Shidlovski/istock
Inchaço abdominal pode ser em razão de um desequilíbrio intestinal

Sentir a barriga inchada de vez em quando é algo bem comum. As causas podem ser variadas, desde o consumo de certos alimentos e bebidas, até constipação, intolerância alimentar e síndrome do intestino irritável.

Há ainda mulheres que se sentem mais inchadas durante o período pré-menstrual. Mas em vários casos, o inchaço pode ser um sinal de desequilíbrio intestinal.

Nosso intestino requer certas bactérias para ajudar a digerir a fibra, já que não pode digeri-la por conta própria. No entanto, na ausência de certas bactérias ou com uma quantidade insuficiente delas, alguns tipos de fibra podem fermentar. Isso pode levar à produção de gás, causando inchaço.

Veja abaixo três tratamentos naturais para melhorar a saúde intestinal e reduzir o desconforto frequente do inchaço.

Remédios naturais para reduzir o inchaço

Alimentos fermentados

A fermentação estimula o crescimento de microorganismos benéficos, o que impede o crescimento de outros prejudiciais. Isso protege os alimentos fermentados da deterioração, o que também promove uma boa digestão. Alguns alimentos fermentados também são ricos em leveduras que trabalham em simbiose com as bactérias. Esses alimentos incluem iogurte natural, tempeh e kombucha.

Bagas

Bagas, como mirtilos e framboesas, contêm fitoquímicos como polifenois. Os polifenois podem ter efeitos benéficos na parede intestinal e na composição do microbioma intestinal. Combinar frutas com iogurte é uma opção de lanche digestivo saudável.

Carvão ativado

Tomar carvão ativado com alimentos pode ajudar a reduzir o inchaço. O carvão ativado tem pequenas bolsas de ar que absorvem o excesso de gás no intestino. No entanto, é aconselhável consultar o seu médico antes de consumir, especialmente se você estiver tomando algum medicamento.

Embora o inchaço geralmente não seja motivo de preocupação, é recomendável consultar o seu médico se você se sentir inchado por três semanas ou mais, tiver tentado mudar sua dieta, mas continuar se sentindo inchado.