3 razões para consumir produtos orgânicos

Produtos orgânicos são livres de adubos químicos, inseticidas, herbicidas e fungicidas

Por: Personare | Comunicar erro

A preocupação com uma maior qualidade de vida deixou de ser uma tendência e entrou em uma crescente no Brasil. Segundo avaliação do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), cerca de 15% da população já consome produtos orgânicos.

Isso porque estes produtos são completamente diferentes dos que são feitos na agricultura convencional, por conter uma alta dosagem de adubos químicos, inseticidas, herbicidas e fungicidas. Todas elas não agridem só o meio ambiente, como também comprometem o valor nutricional dos alimentos, podendo afetar a saúde de quem consome.

Produtos orgânicos preservam o meio ambiente e podem melhorar a sua saúde
Os produtos orgânicos não são uma ameaça à saúde como os alimentos da agricultura convencional

1) Consumo do alimento em sua totalidade

Este tipo de agricultura exclui o uso de qualquer componente químico, fazendo com que você usufrua do alimento em sua totalidade sem ter que se preocupar com a presença de pesticidas que poderiam estar nas cascas das frutas e vegetais.

2) Preservação do meio ambiente

A agricultura orgânica protege a qualidade da água, já que os agrotóxicos utilizados na produção convencional atravessam o solo e alcançam os lençóis freáticos. Além disso, as técnicas orgânicas, como o uso de compostagem e rotação das culturas, mantém o solo fértil, evita erosão e garante sua produtividade ao longo dos anos. Por fim, ela respeita o equilíbrio da natureza, restaura e protege a vida silvestre e cria ecossistemas mais saudáveis.

3) Evitar problemas de saúde

A ingestão de substâncias tóxicas presentes na agricultura tradicional é prejudicial à saúde. Esses resíduos podem causar reações alérgicas, problemas respiratórios, neurológicos e hormonais. Eles também são mais nutritivos por serem cultivados em solos balanceados.

Continue lendo aqui para saber quais são os cuidados que você precisa ter na hora de comprar

Texto produzido pela Equipe Personare e publicado no Personare.

Autor: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
2
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
3
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
4
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
5
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
6
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
7
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
8
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …