3 tipos de meditação para dormir melhor
Conheça técnicas simples que ajudam a diminuir o ritmo, aliviar tensões e cair no sono profundo
O sono saudável tem mais a ver com a qualidade do descanso do que a quantidade de horas. A boa notícia é que meditações ajudam a criar as condições internas necessárias para uma noite verdadeiramente tranquila, independente se seu dia foi difícil ou sua mente está agitada. A prática de meditação para dormir ajuda a relaxar a tensão do corpo, desconectar a mente e ter uma bela noite de sono.
De fato, a técnica de intencionalmente aquietar ou focar a mente, cria mudanças fisiológicas semelhantes àquelas que acontecem no corpo durante as primeiras fases do sono. O pulso diminui, a pressão arterial cai e os hormônios do estresse se dissolvem.
A meditação pode ser um desafio e tanto para quem está começando, por isso é preciso ter calma, paciência e não desistir nas primeiras vezes. Tente começar com apenas alguns minutos antes de dormir e vá trabalhando isso até que consiga alcançar 15 ou 20 minutos por dia.
Existem alguns estilos diferentes de meditação que ajudam a nos desligar dos estímulos externos e adormecer. Vale experimentar algumas e ver qual funciona melhor para você. Confira 3 delas:
Meditações para dormir:
Meditação Mindfulness
A prática da meditação mindfulness (atenção plena) não poderia ser mais simples: escolha um lugar tranquilo e preste atenção à sua respiração, quando sua atenção vagar para uma lista de tarefas ou problemas a resolver, retorne para o momento presente. Só de respirar profundamente por 5 minutos, você já perceberá um estado de total relaxamento.
Nessa meditação, sua atenção também deve estar voltada a seu corpo, que pode estar relaxado na sua cama, já que o objetivo final da prática é adormecer. Perceba a sensação do contato do seu corpo com superfície embaixo de você. O ideal é que o colchão seja firme e não tão macio. O mesmo vale para o travesseiro.
Confira um guia básico da prática de meditação mindfulness:
· Deite-se confortavelmente em sua cama.
· Durante um minuto procure relaxar e tentar liberar mentalmente a tensão de seus músculos.
· Agora com os olhos fechado, concentre sua atenção em sua respiração.
· Coloque uma mão no peito e a outra no abdômen
· Respire lentamente pelo nariz para a contagem de 5 segundos.
· Ao respirar, procure fazer com que a mão apoiada no peito continue imóvel e a mão da barriga suba um pouco. Isso é a chamada respiração abdominal ou diafragmática.
· Depois de respirar, segure a respiração por 5 segundos e depois solte o ar pela boca por 5 segundos.
· Preste atenção à sensação física de sua respiração.
· Inevitavelmente, sua atenção vai deixar a respiração e vagar para outros lugares. Quando começar a perceber isso, basta voltar sua atenção para a respiração.
· Uma vez que você aprendeu a respirar com seu abdômen você pode remover suas mãos e deixa-las descansando ao lado do seu corpo.
· Você pode fazer isso por 5 ou 10 minutos ou até que consiga adormecer.
Meditação de concentração
Neste tipo de meditação, concentre sua atenção em uma coisa específica. Você pode, por exemplo, observar sua respiração ou repetir o mantra em voz alta, como “eu estou em paz”, ou então visualizar em algum objeto em sua mente. Para os iniciantes, ter esse ponto de foco é útil para acalmar a mente e relaxar completamente.
Passo a passo para a meditação de concentração:
· Em uma posição confortável, relaxe todos os músculos do corpo.
· Respire um pouco mais profundamente que o normal.
· Caso se distraia com algum pensamento, volte sua atenção à sua respiração. Ela funcionará como uma espécie de âncora para sua mente.
· Você também pode concentrar sua mente em uma coisa bem simples, como um círculo branco com um contorno preto, por exemplo. O objeto ideal para você é aquele que traga paz ou alegria à sua mente, mas não cria muita excitação ou tédio quando você se concentra nele. Focar nessa imagem gera a atenção plena necessária.
Meditação guiada
Na meditação guiada, você ouve outra pessoa que o conduz através da prática de meditação. Um instrutor ou um áudio-guia pode orientar o praticante para relaxar os dedos dos pés, depois as pernas e assim por diante. Ele ou ela pode levá-lo através de imagens guiadas, pedindo-lhe para imaginar, por exemplo, uma bela praia de areia branca com água batendo na costa.
Muitas pessoas usam a meditação guiada para conseguir aliviar a ansiedade e conseguir dormir rapidamente. O tempo desse tipo de meditação pode variar de 5 minutos até 1 hora.