Técnica de relaxamento muscular ajuda a dormir tranquilamente

Pessoas que sofrem de insônia relatam que a técnica durante a noite ajuda a adormecer em poucos minutos

Por: Redação Comunicar erro

Dormir quando o corpo está em estado de alerta ou em tensão é uma tarefa bem difícil. Até é possível deixar-se vencer pelo cansaço e adormecer, mas dificilmente será um sono tranquilo e reparador. Em situações assim, aplicar uma técnica de relaxamento muscular progressivo costuma funcionar bem e ajuda a dormir tranquilamente.

A prática consiste em enrijecer e relaxar grupos musculares específicos em sequência, iniciando-se pelos membros inferiores, seguidos pelos superiores e depois o tronco e a cabeça. E funciona bem porque essa contração e afrouxamento da musculatura ajudam a aliviar a tensão, baixar a pressão arterial e desviar nossa mente de pensamentos preocupantes.

O método foi desenvolvido pelo médico americano Edmund Jacobson em 1924, e de lá para cá vários estudos provaram que, de fato, essa terapia de relaxamento ajuda a dormir melhor.

Esse relaxamento pode ser realizado em qualquer posição confortável, mas nas primeiras é melhor estar em algum lugar mais tranquilo, onde você não será interrompido. Também  é importante evitar roupas muito apertadas, porque podem acabar incomodando ou distraindo.

Confira 10 passos do relaxamento muscular progressivo para dormir tranquilamente:

pessoas deitadas no chão
Crédito: fizkes/istockRelaxamento muscular ajuda a tranquilizar a mente e o corpo
    1. Encontre uma posição confortável, no início, a cama pode ser o melhor lugar.
    2. Tire um minuto para respirar lenta e profundamente.
    3. Respire fundo e estique os pés e os dedos dos pés por alguns segundos (3-4 segundos), depois expire lentamente e liberte a tensão.
    4. Respire fundo e aperte os músculos das pernas, segure a tensão por alguns segundos e depois relaxe novamente enquanto expira.
    5. Agora tencione os glúteos e, na sequência, relaxe.
    6. Respire fundo, mais uma vez, contraia o abdômen, costas e peito, segure por alguns segundos e depois relaxe.
    7. Faça novamente com suas mãos, a parte superior e inferior dos braços, e depois com os ombros e o pescoço. Dê uma atenção especial ao pescoço, pois é onde há mais tensão acumulada.
    8. Agora, contraia o seu rosto – movê-lo para cima pode ajudar a tensioná-lo corretamente. Coloque a tensão na mandíbula. Morda forte, segure e depois relaxe, abrindo levemente a boca.
    9. Finalmente, contraia todo o corpo, segure por alguns segundos e expire lentamente, assegurando que todo o corpo seja liberado da tensão.
    10. Repita isso em todo o corpo, tensionando e relaxando todos os músculos por pelo menos 3 vezes.
grupo de pessoas deitadas no chão relaxando
Crédito: :fizkes/istockContrair e soltar a musculatura do corpo inteiro proporciona um profundo relaxamento

Após o término da sessão, é possível observar uma sensação profunda de relaxamento muscular, estado que é essencial para adormecer. Quem sofre de ansiedade, também perceberá como a prática ajuda nessa questão. Para ter o máximo proveito desse relaxamento, é interessante realizar alguns minutos de meditação após os exercícios.

Existem inúmeras meditações desenvolvidas com o objetivo de tranquilizar a mente, proporcionando uma boa noite de sono profundo e um despertar cheio de disposição.

Experimente fazer essa meditação guiada para dormir e acordar bem todos os dias, relaxando a musculatura, e acalmando a mente.

Eu Medito

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …