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4 bons motivos para adotar o vinagre de maçã na sua rotina

Feito através da fermentação do suco de maçã, o vinagre está associado a uma série de benefícios para a sua saúde

Feito através da fermentação do suco de maçã, o vinagre contém uma riqueza de compostos benéficos – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Feito através da fermentação do suco de maçã, o vinagre contém uma riqueza de compostos benéficos – iStock/Getty Images

Usado há séculos como um remédio natural para uma série de condições de saúde, o vinagre de maçã contém uma riqueza de compostos que incluem o ácido acético, enzimas, potássio e antioxidantes.

Algumas das condições que o vinagre de maçã pode tratar, você confere abaixo:

  • Saúde cardiovascular

O potássio presente no vinagre de maçã é benéfico para a saúde do coração, pois ajuda a regular a pressão arterial. Além disso, os antioxidantes no vinagre podem ajudar a reduzir a oxidação do colesterol LDL, o que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

  • Minimiza problemas na pele

O vinagre de maçã tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem ser benéficas para a saúde da pele. Pode ser uma boa opção para tratar problemas como acne, eczema e picadas de insetos. No entanto, é importante diluir o vinagre antes de aplicá-lo na pele, pois o ácido acético pode ser irritante em sua forma pura.

  • Digestão e refluxo ácido

O vinagre de maçã pode auxiliar na melhoria da digestão, estimulando a produção de enzimas digestivas. Isso pode ser especialmente útil para pessoas que sofrem de indigestão ou refluxo ácido. Acredita-se que o ácido acético no vinagre de maçã ajude a equilibrar a acidez no estômago, aliviando os sintomas de refluxo.

  • Controle do açúcar no sangue

O vinagre de maçã pode ser benéfico para pessoas com diabetes tipo 2, pois pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Para entender os efeitos do produto, pesquisadores da Universidade de Milão, na Itália submeteram cinco indivíduos saudáveis ​​a seis refeições-teste. Distribuídas de forma aleatória, as refeições consistiam em 100g de alface fatiada regada com azeite puro, outra com azeite e vinagre e uma terceira com azeite, vinagre e bicarbonato de sódio.

Nas três ocasiões, após as refeições de teste, os voluntários comeram 50g de pão branco, o que aumentaria os níveis de açúcar no sangue. Ao fim do teste, a equipe de pesquisa observou que a resposta à glicose foi reduzida em 31,4% quando o vinagre foi ingerido.

Apesar do beneficio, é essencial consultar um profissional de saúde antes de fazer alterações na dieta, especialmente para aqueles que já tomam medicamentos para diabetes.