4 em cada 10 mulheres jovens são deficientes neste nutriente

Saiba como aumentar os níveis desse nutriente essencial para a vida

Um estudo que analisou  amostras de sangue de 3.490 meninas e mulheres não grávidas entre 12 e 21 anos nos Estados Unidos mostrou que quatro em cada 10 mulheres têm deficiência de um nutriente essencial para a saúde.

Os pesquisadores descobriram que 39% das meninas e mulheres de 12 a 21 anos carecem desse ferro, o que pode levar a sintomas como fadiga extrema, tontura e fraqueza.

Ainda de acordo com o estudo, 6% dessas mulheres desenvolveram anemia – quando não há oxigênio suficiente no sangue – o que torna esses sintomas mais intensos e pode causar ansiedade e depressão.

Estudo descobre que quase 40% das meninas e mulheres entre 12 e 21 anos têm deficiência de ferro
Créditos: fizkes/istock
Estudo descobre que quase 40% das meninas e mulheres entre 12 e 21 anos têm deficiência de ferro

Sintomas de anemia por ferro

A anemia por deficiência de ferro é uma forma comum de anemia, um distúrbio no qual o sangue não possui uma quantidade adequada de glóbulos vermelhos saudáveis.

O ferro é necessário para ajudar os glóbulos vermelhos a produzirem hemoglobina, que transporta oxigênio.

Se o corpo não estiver recebendo oxigênio suficiente, a pessoa pode se sentir cansada ou fraca.

Os sintomas podem incluir ainda pele pálida, dor no peito, taquicardia, falta de ar, dor de cabeça, tontura, mãos ou pés frios, inflamação, unhas quebradiças, desejo por itens não alimentares e falta de apetite.

A anemia por deficiência de ferro é particularmente perigosa para mulheres grávidas, pois pesquisas mostram que ela pode aumentar o risco de morte  tanto para a mãe quanto para a criança.

Como aumentar a ingestão de ferro por meio da alimentação?

Alimentos ricos em ferro incluem:

Alimentos de origem animal, como carnes vermelhas magras (como carne bovina e carne de porco), frango, peixe e frutos do mar são boas fontes de ferro facilmente absorvível pelo organismo.

Vegetais folhosos verde-escuros: espinafre, couve, rúcula e outras folhas verdes são excelentes fontes de ferro.

Leguminosas, como feijões, lentilhas, grão-de-bico. Elas também são boas fontes de proteínas vegetais.

Castanhas e sementes: amêndoas, castanhas-do-pará, pistaches e sementes de abóbora e gergelim são opções saudáveis ​​ricas em ferro.

Cereais integrais: alguns cereais integrais, como aveia, quinoa, cevada e arroz integral, contêm quantidades significativas de ferro.

Alimentos fortificados: verifique se há alimentos fortificados com ferro, como cereais matinais ou leites vegetais. Esses produtos podem ser uma boa opção para aumentar sua ingestão de ferro.

Como os suplementos de ferro podem ajudar a anemia?

As pílulas de ferro são uma ótima maneira de compensar a deficiência de ferro e aumentar a contagem de glóbulos vermelhos. Suplementos orais de ferro, incluindo pílulas, cápsulas e comprimidos de liberação prolongada, efetivamente curam a anemia, aumentando os níveis de ferro e hemoglobina no corpo, aliviando consequentemente os sintomas.