5 alimentos ricos em carboidratos que fazem bem à saúde

Não se engane: carboidrato nem sempre é ruim, e uma dieta sem ele pode fazer mal. Veja opções de carboidratos saudáveis

Por: Catraca Livre Comunicar erro

Muitas vezes os carboidratos são apontados como os grandes vilões da vida saudável. Mas a verdade não é bem assim. Os carboidratos não só são essenciais, como alimentos ricos neste nutriente podem ser super saudáveis.

Confira 5 alimentos ricos em carboidratos que você pode incluir na sua alimentação, sem medo.

1 – Quinoa
Mais de 21% da semente é carboidrato. Mas ela é ótima fonte de proteína e fibras, e favorece a perda de peso. Também é rica em minerais e ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, entre outros benefícios. Ah! E ainda é livre de glúten!

2 – Aveia
Quase dois terços da aveia é carboidrato, mas boa parte disso são fibras poderosas que favorecem o emagrecimento e uma boa fonte de proteínas. Ainda reduz o colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas e é boa para diabéticos.[]

3 – Bananas
Apesar de ter 23% de carboidratos, muitos deles na forma de açúcar, as bananas contêm alta quantidade de potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea, e das vitaminas B6 e C. E ainda fazem o intestino funcionar melhor.

4 – Grão-de-Bico
Se mais de um quarto de cada grão-de-bico é carboidrato, um terço disso são fibras. Ele ainda é cheio de proteína vegetal, Ferro, Fósforo e vitaminas – em especial do Complexo B. Bom para o coração, para o intestino e até para prevenir câncer.

5 – Batata-doce
Se 20% do tubérculo são carboidratos, grande parte são amidos e fibras. A batata-doce ainda é uma poderosa fonte de potássio, vitaminas A e C e, claro, proteínas. Seus antioxidantes são muito efetivos na prevenção de diversas doenças.

A verdade é que existem, sim, carboidratos ruins: os refinados, também chamados de simples.

Eles são encontrados principalamente nos alimentos refinados (açúcar, farinha, etc.) e, ao contrário dos carboidratos complexos, não oferecem nenhum benefício à saúde – é por isso que toda nutricionista recomenda pães e massas integrais, uma ótima forma de trocar carboidratos simples pelos complexos.

Os carboidratos são nossa principal fonte de energia, e os complexos são ricos em fibras e outros nutrientes, e podem oferecer diversos benefícios.

Escolha com sabedoria, e bom proveito.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …