5 coisas que os pés podem revelar sobre seu estado de saúde
Entenda como seus pés podem revelar muito sobre seu estado geral de saúde, desde diabetes até doenças cardíacas; fique atento!
É normal que as pessoas raramente pensem sobre seus pés, a menos, é claro, que elas tenham uma lesão dolorosa. Mas os pés podem revelar muito sobre o estado geral da saúde.
Os pés podem dizer muito a você, desde o significado de um dedão invulgarmente grande para suas articulações, ou as úlceras que podem indicar que algo não está bem com seu pâncreas.
Abaixo, veja os sinais e sintomas de cinco condições que podem afetar os seus pés, mas que revelam muito mais sobre sua saúde.
- Anti-inflamatório pode causar complicações para pessoas com diabetes, revela estudo
- 5 experiências na República Tcheca para amantes de vinho
- 5 sinais que podem indicar um ataque isquêmico transitório
- Perda de olfato no banho pode ser sinal de demência
1) Doença cardíaca
Os pelos nos pés de homens e mulheres é bastante comum. Portanto, se você observar uma diminuição do pelo em seus pés, isso pode ser um sinal de doença arterial periférica (DAP), de acordo com o American College of Foot and Ankle Surgeons.
A DAP é a falta de sangue nas pernas e pode sinalizar uma doença arterial mais generalizada, que pode causar doenças cardíacas.
Os outros sintomas da DAP incluem sensação de frio nas pernas ou nos pés, dormência nas pernas e pele brilhosa.
2) Diabetes
Se notar uma ferida na ponta do pé que não cicatriza ou sentir muito formigamento, isso pode ser um sinal de diabetes, uma condição que aumenta o nível de açúcar no sangue.
Uma complicação é a neuropatia, que é onde os nervos se danificam e o paciente começa a perder a sensibilidade nos pés. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação.
Outros sintomas do diabetes incluem fazer xixi mais do que o normal, sentir sede o tempo todo, cansaço, visão turva e perder peso repentinamente.
3) Hipotireoidismo
Se sofrer de pés frios, isso pode ser um sinal de uma condição da tireoide chamada hipotireoidismo. Este é um problema que pode levar a níveis altos de colesterol e entupimento das artérias, resultando em doenças cardíacas graves, como angina ou um ataque cardíaco.
Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo incluem cansaço, ganho de peso, prisão de ventre e cãibras musculares.
4) Gota
Se o seu dedão está parecendo especialmente grande – e tem estado assim por um longo tempo – você pode ter um tipo de artrite, chamada gota. Se não for tratada, a gota pode levar à formação de pedras nos rins e danos permanentes nas articulações.
Além do inchaço nas articulações, outros sintomas de gota incluem dor intensa nas articulações, vermelhidão na pele e calor articular.
5) Infecção fúngica
Quando as unhas dos pés começam a ficar um pouco amarelas e espessas, pode ser sinal do chamado pé de atleta, a frieira.
Como a mais comum infecção de pele por fungos, a frieira se caracteriza pelo aparecimento de bolhas e rachaduras, especialmente entre os dedos dos pés.
Calçados apertados, que não deixam seus pés respirarem, como botas de trabalho, podem causar excessiva transpiração nos pés, aumentando o risco de infecções fúngicas. A condição causa muita coceira e ardor na área afetada.
Se você acredita que pode ter alguma das condições mencionadas, é importante que consulte o seu médico. Além disso, fique atento às alterações em seus pés, pois elas podem estar revelando algo muito mais significativo sobre sua saúde.