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5 dicas para começar a correr e pegar gosto pela coisa

Criamos um guia para facilitar a sua estreia nesse mundo das corridas de rua

Por: Publi | Comunicar erro

corrida M5k

No dia 21 de outubro, um batalhão de mulheres tomará as ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. O objetivo é um só: tentar ir o mais longe possível na Corrida e Caminhada Feminina M5K do McDonald’s, uma das mais aguardadas do ano. Se você nunca correu ou tem pouca experiência, mas quer se juntar a esse grupo, preparamos algumas dicas para você começar a correr no seu ritmo.

Confira abaixo:

PRÉ-CORRIDA

DICA 1 – ESCOLHA A CORRIDA IDEAL

Já que você está entrando agora nesse mundo da corrida de rua, comece com uma prova mais curta e que não exija um condicionamento físico muito intenso.  As de 5km costumam ser a porta de entrada para esse universo. Aliás, muitos fisiologistas defendem essas corridas de 5km como meta final saudável para qualquer corredor, mesmo os mais experientes.

E a corrida M5K é ideal para iniciantes. Em todas as praças onde é realizada o percurso é plano e bastante simples, além de uma estrutura que oferece todo o conforto e segurança para as participantes.

“Todo mundo acha que a maratona é o Santo Graal, quando muitas pessoas deveriam realmente estar fazendo a de 5K”, afirma o fisiologista e treinador de corrida Jason Karp em entrevista para o FiveThirtyEight.   “A corrida de 5K é divertida, é uma distância que quase qualquer pessoa saudável pode completar sem muito treinamento”, completa.

DICA 2 – PREPARO FÍSICO

Se você já tem uma rotina de exercícios, siga nela! Mas vale dizer que um iniciante não pode começar com treinos muito desafiadores. Portanto, nada de intensificar o ritmo do dia para a noite, pois isso pode aumentar as chances de lesão.

Procure alternar intervalos longos de caminhada com intervalos curtos de corrida, e vá regulando essa proporção aos poucos. Você vai perceber que sua resistência vai aumentar gradualmente.

Agora, se perceber que está cansado, respeite o seu corpo, tire um dia para se recuperar e evitar lesões.

Caso você tenha algum problema de saúde ou histórico de hipertensão e problemas cardiovasculares na família, procure passar por um médico antes. ;)

DICA 3 –NÃO SE DESCUIDE DA HIDRATAÇÃO

Iniciar uma atividade física com o corpo desidratado pode resultar emtonturas e até desmaios.  Então, não se descuide: beba bastante água e isotônicos semanas antes da corrida. Não deixe isso apenas para o dia da prova, pois o exagero pode provocar desconforto gastrointestinal e prejudicar o seu desempenho.

DICA 4 – ESCOLHA O TÊNIS E VESTUÁRIO ADEQUADO

Acredite: a escolha do tênis ideal fará diferença no seu desempenho.  Por isso, pode ser uma boa ideia conversar com um ortopedista para ele indicar o modelo adequado para o seu tipo de pisada.

A mesma atenção também vale para a roupa. No dia, procure se vestir como se estivesse 10 graus mais quente do que o previsto para evitar o desconforto com o calor.

As provas de corrida de rua apresentam kits muito bacanas para esse tipo de atividade, o da M5K, por exemplo, conta com camisa rosa confortável de alta qualidade.

DURANTE A CORRIDA

DICA 5 – CONTROLE A EMOÇÃO

Não se desespere ao ver os outros competidores dispararem na sua frente. Uma das estratégias mais utilizadas por corredores profissionais é manter um ritmo constante do início ao fim da corrida.

Siga no seu ritmo e guarde energias para não se sentir exausto e sem fôlego logo no início do percurso. Lembrando que você não precisa necessariamente subir ao pódio, o importante é se desafiar e curtir a atividade.

+ M5K 2018

mulheres reunidas na largada
Crédito: divulgação/M5kCorrida feminina M5k acontece no dia 21 de outubro em 5 capitais

O evento esportivo já tradicional é promovido pelo McDonald’s para incentivar a vida ativa. Esta é conhecida como uma das maiores corridas de rua feminina da América Latina e é convidativa, pois agrada diferentes perfis, desde as iniciantes até aquelas que já completam a prova com facilidade.

As inscrições para participar dessa corrida estão abertas até o dia 23 de setembro neste link: 5kmcdonalds.com.br.

O valor das inscrições varia de acordo com o kit escolhido, sendo:

  • Fit (camiseta e medalha) – R$ 79,99 individual e R$ 71,99 para grupos de até 4 pessoas
  • Especial (camiseta, medalha, sacochila e viseira) – R$ 109,99 individual e R$ 98,99 para grupos.
  • Premium (camiseta, medalha, sacochila, viseira, pochete e camiseta finisher) – R$ 159,99 individual e R$ 143,99 para grupos.

Serviço

8ª edição M5k | Data: 21 de outubro de 2018 (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife)

Inscrições:pelo site 5kmcdonalds.com.br

  • São Paulo

Horário: 7h

Local:Obelisco Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, S/N

trajeto corrida São Paulo

  • Rio de Janeiro

Horário: 7h

Local: Recreio Dos Bandeirantes – Av. Lúcio Costa, S/N

mapa corrida rio

  • Belo Horizonte

Horário: 8h

Local: Pampulha – Rua Versília, S/N

mapa trajeto corrida

  • Brasília

Horário: 7h

Local: Parque Da Cidade – Estacionamento, 09, SRPS

mapa corrida BSB

  • Recife

Horário: 7h

Local: Forte do Brum – Praça da Comunidade Luso Brasileira

mapa corrida Recife

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