Cinco dicas simples de como controlar a ansiedade

Texto escrito por Lena Rico e publicado no Superela.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a ansiedade não é algo ruim. Antes de ser sua maior inimiga, a ansiedade é um mecanismo de sobrevivência do nosso organismo: é ela quem te ajuda a lidar com desafios e adversidades. Por exemplo, numa situação perigosa é a ansiedade que prepara seu corpo para bater ou correr.

Resumindo, a ansiedade é uma expectativa negativa com o futuro que nos impulsiona a agir para evitar que o pior aconteça. O problema é quando deixamos de calcular o perigo e confundimos situações de baixo risco, como reprovar em uma disciplina e estragar um jantar romântico, com situações alto risco como incêndio e agressão física, e tomamos atitudes desproporcionais à ameaça.

Para fazer as pazes com a sua ansiedade e conquistar uma vida harmoniosa e feliz veja essas cinco dicas simples e aos poucos vá incluindo-as no seu cotidiano:

5 dicas para controlar a ansiedade:

1. Anote tudo!

A escrita terapêutica é uma forma de entrar em contato com você, com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Ela promove o autoconhecimento e ajuda a ter uma visão mais realista de nós para que possamos modificar os pontos fracos, progredir e, consequentemente, controlar a ansiedade.

Ansiedade

Sendo assim, crie o habito para conseguir se superar. Abaixo seguem alguns modelos de escritas terapêuticas fáceis para praticar, adote aquele que mais lhe agradar:

  • Diário de gratidão: Anote todos os dias 3 coisas pelas quais você sente gratidão. Nos dias em que você estiver sentindo certo vazio, lembre-se de que está vivo (a), lembre-se das pessoas que fazem parte da sua vida, entre outras coisas, e então agradeça.
  • Crie um conto: Quando a pressão e o estresse aumentam, a ansiedade perde o controle e passamos enxergar a situação de forma muito mais perigosa do que ela realmente é. Mas uma coisa muito legal que o ser humano consegue fazer é enxergar o mundo de perspectiva diferente. Então, desconcentre de si mesma e escreva a situação que vem passando em terceira pessoa, como se tudo estivesse acontecendo com outra pessoa e então ajude esse personagem fictício resolver a situação.
  • Ritual de limpeza: Sabe aquele alguém que te magoou profundamente? Escreva uma carta para essa pessoa dizendo tudo o que gostaria de dizer pessoalmente e não tem condições ou coragem. Desabafe mesmo, porque, afinal, você não vai enviar (e muito menos guardar). Vai pegar esta carta, borrifar essência de sândalo (que possui efeito relaxante e antidepressivo, indicada para acalmar a mente e as emoções), colocar em um recipiente de alumínio e queimar.

2. Faça exercício físico

Exercício

Veja mais dicas aqui: 5 dicas simples de como controlar a ansiedade

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Compartilhe: