5 sinais de câncer que os homens mais ignoram
É importante estar atento a esses sinais e procurar atendimento médico caso eles persistam
Existem sinais de alerta de câncer, mas muitos homens os ignoram. Acontece que a maioria dos sintomas ocorre na ausência de dor, o que acaba não acionando o alarme de urgência. Além disso, tradicionalmente, os homens têm uma resistência em admitir ou buscar ajuda para problemas de saúde.
Inchaço ou dor nos testículos
Testículo aumentado e desconforto acontecem em casos de câncer testicular, mas muitas vezes, os homens podem ignorar essas alterações ou atribuí-las a outras causas menos graves. É importante levar a sério qualquer alteração nessa região, já que o câncer nesta área cresce rapidamente e, portanto, deve ser tratado o mais rápido possível. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso.
Alterações no sêmen
Sangue no sêmen, ou sêmen repentinamente cristalino ou acastanhado pode indicar problemas na próstata, no pior dos casos, câncer. Palpação, exames de sangue e ultrassom ajudam a fazer o diagnóstico.
- As bebidas responsáveis por 1 em cada 10 novos casos de diabetes
- Tattoo Week Rio oferece cursos gratuitos de tatuagens e piercings
- Estudo descobre ligação entre fungo e Alzheimer
- Os 4 maiores vilões por trás da asma, segundo a ciência
Urina
Quando o jato não é mais tão espesso e forte como antes pode indicar doença da próstata, mas também da bexiga. No entanto, os fumantes em particular devem se lembrar que o câncer de bexiga pode estar por trás disso, já que esta forma de câncer é particularmente comum entre os fumantes.
Hábitos intestinais
Diarreia, constipação, acúmulo de muco ou sangue na fezes podem ser sintomas de câncer colorretal, doença que tem aumentado entre os mais jovens. É importante estar atento a estes sinais para consultar rapidamente um médico sem demora.
Mama
Embora menos comum, o câncer de mama também pode afetar os homens. De acordo com o A.C. Camargo Cancer Center, apenas 1% do total de casos de câncer de mama é masculino. Normalmente esse tipo de câncer aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres). Se houver retração de pele, aparecimento de caroços ou nódulos, é importante procurar um médico.