6 alimentos com efeito laxante para acabar com a prisão de ventre

Alimentos são considerados verdadeiros laxantes naturais no combate à prisão de ventre

Kiwi tem baixo teor calórico, a fruta representa uma importante aliada no combate à constipação – iStock/Getty Images
Créditos: iStock/lovelypeace
Kiwi tem baixo teor calórico, a fruta representa uma importante aliada no combate à constipação – iStock/Getty Images

Para os especialistas, a prisão de ventre é uma condição relativamente comum e que acontece quando a pessoa tem uma dificuldade persistente de evacuação. Existe até uma média para essa constatação: menos de três vezes por semana.

Se você sofre deste distúrbio, temos uma boa notícia: uma alimentação adequada pode ser suficiente para ajudar a melhorar a regularidade intestinal e aliviar a constipação. Isso porque alguns alimentos têm um efeito laxante natural, de acordo com evidências científicas sobre o tema. 

Embora a constipação não represente motivo de preocupação clínica, saiba que se ela persistir por um longo período ou causar um desconforto significativo, talvez seja apropriado consultar um médico para avaliar as causas envolvidas. 

Xô, prisão de ventre: Confira alguns alimentos com efeito laxante: 

  • Alimentos fermentados

Durante a fermentação, os componentes orgânicos dos alimentos fermentados são convertidos. Esta conversão é realizada por bactérias lácticas, que também têm um efeito positivo na flora intestinal. Procure alimentos fermentados como iogurte, kimchi ou kombuchá.

  • Fibras

As fibras dietéticas são essenciais para a regularidade intestinal, pois aumentam o volume das fezes e ajudam a acelerar o trânsito intestinal. Inclua alimentos ricos em fibras em sua dieta, como cereais integrais, aveia, pão integral, arroz integral, frutas frescas, legumes, feijões e lentilhas.

É melhor ficar longe de bananas e mirtilos verdes. Eles têm um efeito bastante constipante.

  • Folhas verdes

Vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e acelga, são ricos em fibras e nutrientes que podem estimular o trânsito intestinal.

  • Kiwi

O kiwi é uma excelente fonte de fibras e contém uma enzima chamada actinidina, que pode ajudar na digestão.

  • Sementes de Linhaça

As sementes de linhaça são ricas em fibras solúveis e podem ser moídas e adicionadas a alimentos ou smoothies para promover a regularidade intestinal.

  •  Frutas secas

Frutas secas, como ameixas secas, tâmaras e figos secos, são conhecidas por serem eficazes na promoção da regularidade intestinal e no alívio da constipação por conter, além de fibras, o sorbitol, um álcool de açúcar natural com propriedades laxantes suaves. O sorbitol atrai água para o intestino, amolecendo as fezes e facilitando a passagem pelo trato digestivo. Mas tenha cuidado, pois se você sofre de intolerância ao sorbitol, as frutas secas podem causar diarreia, náuseas e cólicas estomacais.