6 alimentos que ajudam a preservar o colágeno

A proteína se tornou popular entre aqueles que buscam melhorar a saúde da pele porque, à medida que envelhecem, o corpo produz menos colágeno

O colágeno é uma proteína, conhecida por sua capacidade de manter a firmeza e elasticidade da pele. É considerado um dos segredos para uma aparência jovem. Muito se fala de suplementos de colágenos, mas é possível aumentar a ingestão com a escolha de certos alimentos. 

Mas antes de mais nada, o que é exatamente o colágeno?

O colágeno é um tipo de proteína que constitui a estrutura das células e tecidos.

Ele é encontrado na pele, ossos, músculos, tendões e ligamentos. É responsável por fornecer suporte e firmeza aos tecidos, ajudando a prevenir rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento da pele.

No entanto, com o passar dos anos, a produção de colágeno pelo corpo diminui, o que pode levar a rugas, perda de elasticidade e outras alterações na aparência da pele.

Felizmente, é possível estimular a produção de colágeno no corpo através da alimentação. Existem vários alimentos que são naturalmente ricos em nutrientes que ajudam a promover a síntese de colágeno e a manter a saúde da pele. Alguns desses alimentos incluem:

Carnes magras

As carnes bovinas contêm colágeno, embora a quantidade varie dependendo do corte da carne e da parte do animal. O colágeno está presente nos tecidos conjuntivos das carnes, como a cartilagem, tendões e ligamentos. Cortes de carne com mais tecido conjuntivo, como cortes com osso ou partes mais fibrosas do animal, tendem a ter uma quantidade maior de colágeno.

Caldo de ossos

O caldo de ossos é rico em colágeno, além de diversos sais minerais. É uma das maneiras mais fáceis para as pessoas que procuram aumentar a ingestão de proteínas e colágeno.

Caldo de ossos contém colágeno, assim como outros nutrientes, como aminoácidos, minerais e vitaminas
Créditos: lenazap/istock
Caldo de ossos contém colágeno, assim como outros nutrientes, como aminoácidos, minerais e vitaminas

Quando os ossos são fervidos em água por um longo período de tempo, os componentes do colágeno presentes nos ossos, como a cartilagem e o tecido conjuntivo, se quebram e se transformam em gelatina. Essa gelatina contém aminoácidos importantes, como glicina, prolina e hidroxiprolina, que são os blocos de construção do colágeno.

Frango

O frango é uma grande fonte de colágeno, pois tanto a pele quanto os tecidos conjuntivos contêm uma grande quantidade de proteína.

Gelatina

A gelatina é uma fonte de colágeno derivada de partes de animais como a pele e os ossos. Consumir gelatina regularmente pode fornecer colágeno adicional ao corpo e ajudar a manter a elasticidade da pele.

Colágeno para vegetarianos ou veganos

Muitas fontes alimentares de colágeno não são vegetarianas ou veganas, no entanto, se você seguir uma dieta sem carne e peixe, há certos alimentos que podem ajudar a aumentar a capacidade do seu corpo de produzir naturalmente mais colágeno. São exemplos:

Frutas cítricas

Frutas como laranjas, limões e morangos são ricas em vitamina C, um nutriente essencial para a síntese de colágeno. A vitamina C também atua como antioxidante, protegendo o colágeno existente dos danos causados pelos radicais livres.

Vegetais verdes escuros

Vegetais como espinafre, couve e brócolis são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a promover a saúde da pele e a proteger o colágeno.