6 dicas para pegar um bronze e evitar que a pele descasque

"Use filtro solar", já diria Pedro Bial 

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Getty Images/iStockphotoCâncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil

É verão! E a busca pela cor da estação exige um pouco de dedicação e, principalmente, cuidados para evitar que a pele descasque e se mantenha saudável e hidratada após a exposição ao sol.

Apesar disso, é muito comum prestarmos atenção a esse detalhe depois que tomamos banho de sol e, na maioria das vezes, excedemos o contato com os raios solares, sem nos atentarmos muito para a prevenção do problema.

De acordo com a dermatologista Annia Cordeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro, a descamação da pele é apenas uma das consequências da exposição ao sol desprotegida. “O banho de sol sem proteção ou com pouca proteção pode fazer com que os raios ultravioleta danifiquem o DNA das células. Em longo prazo, isso pode fazer com que as células passem a funcionar de forma errada e isso pode ocasionar um câncer de pele”, alerta a dermatologista.

Quando tomamos sol em excesso a pele queima e fica com uma inflamação, por isso, é comum sentir incômodo na região. Assim que a inflamação melhora, a pele cai e o organismo produz uma nova pele. O problema é que ficar com a pele descascando, além de ser incômodo, pode ocasionar manchas.

“Use filtro solar”, já diria Pedro Bial 

Para evitar que esse problema aconteça é necessário que sejam realizados alguns cuidados antes, durante e após a exposição solar. Confira o que fazer para evitar que sua pele descasque:

Descamar depois de tomar sol sem proteção é uma situação muito comum – e bastante indesejada também. Por isso, o uso do filtro solar é a principal forma de proteger a pele dos raios solares.

Isso porque esses produtos contam com substâncias que penetram na pele e formam uma camada protetora contra os raios UVA, que acelera o envelhecimento da pele, e UVB, responsável pelo câncer de pele. Além disso, o protetor solar ajuda a prevenir o aparecimento de manchas e envelhecimento precoce na pele.

Mas como usar o filtro solar do jeito certo? 

Para alcançar os melhores resultados, vale lembrar que é necessário aplicar o protetor solar cerca de meia hora antes da exposição ao sol, com a pele seca. Essa é a orientação da SBD. Alguns produtos disponíveis no mercado atualmente oferecem proteção imediata. O diferencial precisar estar sinalizado no rótulo do produto.

E não se pode esquecer de reaplicar o produto a cada 2 a 3 horas, sendo que esse intervalo pode ser menor se houver contato com a água ou excesso de transpiração. Também é importante utilizar um filtro solar que seja compatível com o tipo de pele, caso contrário, pode haver a ocorrência de alergias na pele.

Mas isso não é tudo. Confira outras cinco dicas para você arrasar com seu “bronze” no verão

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …