6 dores físicas que podem estar ligadas ao emocional
As emoções e o corpo têm uma ligação mais estreita do que se imagina
Algumas formas de desconforto físico se relacionam principalmente com nosso bem-estar e estado emocional. Estudos recentes mostram que certos tipos de estresse psicológico podem desencadear um processo inflamatório temporário ou mais longo para regular a inflamação, o que acaba provocando a dor crônica.
Naomi Eisenberger, Ph.D. em Psicologia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriu que os circuitos neurais para a dor física e emocional se sobrepõem. Em sua pesquisa, ela demonstrou essa sobreposição de uma variedade de metodologias convergentes – comportamento, genética e neuroimagem.
O estudo de Eisenberger, publicado na revista Science, avaliou a reação de voluntários à rejeição e observou que a resposta foi semelhante à da dor tradicional.
Quanto mais o voluntário se sentia rejeitado, mais a área cerebral chamada córtex cingulado anterior dorsal (dACC) se ativava. A região é conhecida como parte da rede da dor no cérebro e é a mesma estimulada quando nos incomodamos com um ferimento.
Sentimentos como tristeza, estresse, tensão, medo e insegurança também podem se manifestar no corpo. Confira abaixo os tipos de dor física que podem ter origem emocional:
1. Dor nas costas
A falta de apoio emocional adequado muitas vezes está por trás da dor na parte superior das costas e, às vezes, esse desconforto é causado por sentimentos de rejeição.
2. Dor de cabeça
Quando não estão relacionadas a alguma doença, as freqüentes dores de cabeça podem ser um sinal de que você está sobrecarregado. Uma dos melhores remédios, nesse caso, é relaxar.
3. Dor no Pescoço
Pesquisas sugerem que a dor crônica no pescoço às vezes é desencadeada por dificuldades em perdoar alguém (ou a si mesmo) por algo no passado.
4. Dor no ombro
A dor no ombro, muitas vezes, vem de carregar uma carga emocional pesada, ter muita cobrança ou responsabilidade excessiva.
5. Dor de estômago
É comum pessoas sentirem dores no estômago mesmo sem apresentar nenhuma alteração inflamatória gástrica. O estresse, o nervosismo e outras questões emocionais estão fortemente ligadas a esse tipo de dor, que tende a passar quando o emocional se equilibra.
6. Dor de garganta
Dor nesse órgão da fala pode indicar que estamos engasgados com determinadas situações e com dificuldades de expressar isso. Nesses casos, podem aparecer inflamações e rouquidão.