6 sintomas e sinais de alerta de câncer de bexiga

O câncer de bexiga pode causar alguns sintomas desagradáveis relacionadas ao ato de urinar. Algumas vezes, as pessoas podem confundir esses sintomas com infecção do trato urinário (ITU), pedras na bexiga, bexiga hiperativa ou próstata aumentada (nos homens). Mas existem alguns sinais de alerta que devem ser considerados.

Dor e sangue na urina são alguns dos sintomas de câncer de bexiga
Créditos: Jay_Zynism/istock
Dor e sangue na urina são alguns dos sintomas de câncer de bexiga

Sinais e sintomas de alerta de câncer de bexiga

O câncer de bexiga geralmente pode ser diagnosticado precocemente porque causa sangue na urina ou outros sintomas urinários que levam a pessoa a consultar um médico.

De acordo com o A.C. Camargo, o sangue na urina é o sintoma mais comum e visível, mas nem sempre é possível percebê-lo a olho nu, apenas em exame laboratorial.

Veja abaixo os principais sinais e sintomas da doença:

  • urina com sangue;
  • urinar com mais frequência do que o normal;
  • dor ou queimação ao urinar;
  • sentir que precisa urinar imediatamente, mesmo quando a bexiga não está cheia;
  • ter problemas para urinar ou ter um jato de urina fraco;
  • Ter que levantar para urinar muitas vezes durante a noite.

Vale dizer, no entanto, que algumas pessoas com câncer de bexiga não apresentam nenhum dos sintomas e sinais descritos acima.

Sintomas de câncer de bexiga avançado

Quando o câncer cresce ou se espalha para outras partes do corpo às vezes podem causar outros sintomas, como:

  • incapacidade de urinar;
  • dor lombar de um lado;
  • perda de apetite e perda de peso;
  • cansaço ou fraqueza;
  • inchaço nos pés.

Os exames que diagnosticam a doença são os de urina e de imagem, como tomografia computadorizada e investigação interna da bexiga por vídeo.

Exame de urina ajuda a detectar a doença
Créditos: BENCHAMAT1234/istock
Exame de urina ajuda a detectar a doença

O que causa câncer de bexiga?

Ainda não sabe exatamente o que causa a maioria dos cânceres de bexiga. Mas alguns fatores de risco fazem com que as células da bexiga se transformem em câncer. Entre os principais, estão: fumar, histórico familiar, exposição a certos produtos químicos industriais, consumo insuficiente de água, infecções crônicas do trato urinário.

Além disso, o risco de câncer de bexiga aumenta com a idade. Cerca de 9 em cada 10 pessoas com câncer de bexiga têm mais de 55 anos. E a maioria é homem.

Como é o tratamento?

Existem diferentes tipos de abordagens terapêuticas, que o médico avalia de acordo com cada caso, juntamente com o paciente.

As principais opções são cirurgia, terapia intravesical, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia alvo. Em muitos casos, os médicos podem optar por mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles.