Homem retira mais de 100 pedras da bexiga e impressiona médicos

Idoso de 83 anos de idade estava há 10 anos sem urinar direito

Por: Redação

Um caso ocorrido na província de Jiangsu, oeste da China, gerou curiosidade no mundo da medicina. Um homem de 83 anos de idade, identificado como Liu, teve mais de 100 pedras retiradas de sua bexiga em uma única cirurgia.

pedras na bexiga
Crédito: Reprodução/Zhongda HospitalBexiga de Liu estava com mais de 100 pedras, após passar 10 anos sem urinar direito

Os médicos do Hospital Zhongda disseram que o paciente chegou à emergência reclamando de dores ao urinar e, após fazer um raio-X, foi confirmado que ele tinha diversas pedras de tamanhos diferentes dentro do órgão.

“Após uma inspeção cuidadosa, ficamos surpresos ao descobrir que a bexiga dele estava cheia de pedras. Durante a operação, a bexiga foi aberta e um grande número de pedras foi retirado. Havia mais de 100 grandes e pequenos cálculos”, afirmou Sun Chao, um dos médicos de Liu, ao Pear Video.

Depois, o paciente confessou aos médicos que tem dificuldade para urinar há pelo menos dez anos, mas que nunca procurou ajuda.

ENTENDA O CASO

O caso do chinês foi agravado pelo fato de ele sofrer de hiperplasia prostática benigna (HPB), um aumento não canceroso da próstata que causa dificuldade para urinar. Segundo os especialistas, a condição é comum e afeta metade dos homens com mais de 50 anos e 90% daqueles com mais de 80 anos.

Ainda de acordo com o Pear Video, pedras na bexiga são fragmentos de minerais que podem se formar dentro do órgão quando a pessoa segura muita urina e consome pouco líquido.

Para evitar casos como o de Liu, Sun Chao recomenda o consumo de pelo menos dois litros de água por dia, e uma alimentação saudável. As visitas ao médico também precisam ser regulares.

Compartilhe: