7 alimentos que você deveria evitar para não estragar os dentes
Dentes fortes: para cuidar bem de sua saúde bucal, confira essa preciosa lista de alimentos
Assim como inúmeros alimentos prejudicam a saúde do nosso corpo, colaborando para o desenvolvimento de doenças como diabetes, pressão alta, gordura no fígado e diferentes tipos de câncer, há também aqueles alimentos que podem representar um risco à saúde dos dentes.
Por isso, para cuidar bem da sua saúde bucal, atente-se a uma lista de alimentos e guloseimas que alguns dentistas alertam que devem ser evitados, segundo a Prevention :
Confira:
1 – Refrigerante
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- 8 sintomas de diabetes na boca: identifique e trate a tempo
- Estes 7 alimentos vão melhorar a sua saúde, segundo a ciência
- 10 alimentos para reduzir colesterol alto, segundo Harvard
Não importante se é light, zero, diet, e nem a quantidade ou a marca: refrigerante não faz bem à saúde. Em relação à saúde bucal, a bebida é perigosa por ser capaz de corroer o esmalte natural dos dentes.
2 – Balas duras
As balas podem parecer inocentes, mas esses doces acabam ficando na boca por muito tempo, mantendo seus dentes em contato com grande quantidade de açúcar.
3 – Gelo
Morder pedaços de gelo é uma péssima escolha para quem tem dentes sensíveis.
4 – Milho na espiga
Comer milho diretamente na espiga pode estragar reparos odontológicos que você já realizou. Caso você use aparelho, evite ao máximo espigas.
5 – Molho vermelho
Cores escuras, de um modo geral, podem prejudicar o esmalte natural dos dentes. Os molhos vermelhos corroem facilmente a superfície dental graças à acidez do tomate. O resultado? Manchas e dentes amarelados.
6 – Maçã
Isso não quer dizer que você não deva mais comer maçã. Mas se você tem dentes sensíveis ou está com algum tipo de dor, talvez seja mais indicado não morder a fruta diretamente. Por isso, dentistas sugerem que o ideal para maçãs, frutas e legumes parecidos seja cortá-las antes, em pedaços menores, com uma faca.
7 – Vinho branco
Não se engane. O vinho tinto não é o maior vilão dessa história. A verdade é que o vinho branco pode ser ainda mais prejudicial devido ao grande nível de acidez que caracteriza a bebida, ocasionando manchas.
Com informações do site Mega Curioso.