7 plantas medicinais que você deve ter sempre à mão
Milhares de espécies vegetais são usadas em todo o mundo na preparação dos remédios caseiros; conheça algumas fáceis de cuidar
Há muitos motivos para amar plantas. Elas acrescentam cor tanto em ambientes internos quanto externos, nutrem polinizadores, trazem aroma agradável e muitas podem ser colhidas para cozinhar. Mas além desses benefícios, algumas plantas também contêm propriedades medicinais e curativas que podem ajudar a tratar desconfortos comuns.
Plantas medicinais para ter sempre em casa
Lavanda
Conhecida por seu efeito calmante, a lavanda tem um aroma maravilhoso, capacidade de suporte imunológico e uma fragrância relaxante. Quando florescer, você pode utilizar as flores e para fazer pequenos sachês ou buquês e deixar em lugares da casa, em gavetas ou cômodas.
Calêndula
As pétalas secas da planta podem ajudar a aliviar a dor de queimaduras, picadas de inseto e cortes quando aplicada topicamente, misturadas a algum creme ou óleo vegetal, como o óleo de coco.
- Como esta planta ajuda a eliminar as olheiras; saiba como utilizar
- A planta que afasta as moscas para você colocar na sua casa
- 4 propriedades que fazem da lavanda uma super erva que todo mundo deveria ter em casa
- Sálvia: as condições que essa erva medicinal e anti-inflamatória ajuda a tratar
A planta também ajuda cicatrização, como muitos estudos já comprovaram. Isso acontece porque ela estimula a regeneração da pele e favorece a produção de colágeno.
Hortelã
A hortelã, que é uma ótima opção para o peitoril da janela, é usada por sua capacidade de aliviar indigestão, náuseas e gases. Além disso, a erva tem propriedades antimicrobianas e ajuda a manter a saúde bucal.
Também há quem use o chá de hortelã como um descongestionante natural, no alívio dos sintomas de gripes e resfriados.
Aloe vera
Uma das plantas medicinais mais conhecidas, a babosa pode ser usada para reter a umidade da pele, prevenir úlceras, melhorar a cicatrização de feridas e tratar queimaduras.
O gel da planta é rico em vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, ajudando na hidratação e regeneração da pele.
Erva-cidreira
Assim como a hortelã, a erva-cidreira também tem propriedade digestivas, ajudando a aliviar desconfortos gastrointestinais, como gases e indigestão.
Ela também é conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes, ajudando a dormir melhor. É consumida principalmente em forma de chá.
Alecrim
O alecrim é uma erva aromática que oferece diversos benefícios à saúde. Ele possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a combater os radicais livres e reduzem a inflamação no organismo.
O alecrim também melhora a digestão e pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, é conhecido por suas propriedades estimulantes, que podem melhorar a concentração e a memória.
Ele também tem efeitos diuréticos, que ajudam na eliminação de toxinas e na redução do inchaço.