70% dos casos de diabetes tipo 2 estão ligados a este hábito
De acordo com estudo, esse fator contribuiu para mais de 14,1 milhões de casos da doença em 2018 no mundo
Um estudo americano recém-publicado na revista científica Nature sugere que 70% dos diagnósticos de diabetes tipo 2 estão ligados ao hábito alimentar ruim.
Segundo os pesquisadores, dos 11 fatores dietéticos considerados, três contribuíram significativamente para o aumento da incidência global de diabetes tipo 2. São eles: ingestão insuficiente de grãos integrais, excesso de arroz e trigo refinados e consumo excessivo de carne processada.
Fatores como beber muito suco de frutas e não comer vegetais, nozes ou sementes sem amido tiveram menos impacto em novos casos da doença.
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
O diabetes tipo 2 é caracterizado pela resistência das células do corpo à insulina.
A análise do grupo de pesquisa revelou que os mais afetados são homens jovens que vivem em áreas urbanas.
Segundo o estudo, o número é surpreendente porque pesquisas anteriores sinalizavam que a dieta contribuiria com cerca de 40% dos casos.
A equipe atribui isso às novas informações em sua análise, como a primeira inclusão de grãos refinados, que foi um dos principais contribuintes para a carga de diabetes. Eles também consideram que analisar dados atualizados sobre hábitos alimentares baseados em pesquisas dietéticas nacionais, em vez de estimativas agrícolas, fez diferença.