8 maneiras de reduzir o colesterol LDL (ruim) naturalmente
Mudanças no estilo de vida podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol e aumentar a eficácia dos medicamentos
Infelizmente, não há uma solução ‘instantânea’ e rápida para reduzir o colesterol ruim, mas é possível chegar lá com um pouco de esforço. Fazer pequenas mudanças no estilo de vida pode ajudar muito a reduzir seus níveis de LDL.
Ao reduzir o consumo de gorduras não saudáveis e substituí-las por ‘opções mais saudáveis’ e comer mais alimentos ricos em fibras, muitas pessoas veem uma queda nos níveis de colesterol e podem evitar tomar medicamentos para baixar o colesterol.
LDL é ruim, HDL é bom!
Lipídios (gordura) como o colesterol são insolúveis em água e, portanto, transportados por todo o corpo por proteínas especiais chamadas lipoproteínas.
- Quando uma dor de cabeça pode ser sintoma de aneurisma cerebral
- Novo tipo de vacina promete combater a bronquiolite em bebês
- Ilhabela: tudo o que você precisa são esses 3 passeios
- Estas são as melhores dicas que você vai encontrar para visitar o parque Beto Carrero World
Existem dois tipos de lipoproteínas, que são comumente conhecidas como lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL).
LDL: o LDL leva o colesterol para onde ele é necessário no corpo. No entanto, se houver excesso de colesterol LDL na corrente sanguínea, ele se deposita nas paredes das artérias, criando um acúmulo conhecido como placa (aterosclerose).
Com o tempo, esse acúmulo de placa faz com que as artérias se estreitem e pode resultar em um ataque cardíaco ou derrame. É por isso que o colesterol LDL é chamado de colesterol “ruim”.
HDL: é colesterol “bom” porque ele carrega o excesso de colesterol circulando na corrente sanguínea de volta para o fígado, onde é quebrado e eliminado.
Um alto nível de colesterol HDL reduz o risco de desenvolver placas nas artérias e protege você contra doenças cardíacas e derrames.
Causas de níveis de colesterol prejudiciais
- Hereditariedade
- Idade e gênero
- Dieta – gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol
- Sobrepeso / Obesidade
- Inatividade física
Dicas para reduzir o colesterol (LDL “colesterol ruim”)
Seu médico pode prescrever medicamentos para baixar o colesterol, mas antes disso, simplesmente modificar o estilo de vida e a dieta pode ajudar. Isso inclui manter um peso saudável por meio de exercícios e ter uma dieta saudável e balanceada.
Como reduzir o colesterol:
- Reduza o consumo de alimentos ricos em colesterol, gorduras saturadas e gorduras trans.
- Quando se trata de carne, aves e laticínios, faça escolhas que sejam magras, com pouca gordura ou sem gordura. Escolha peixe, aves sem pele e carne magra.
- Para reduzir a ingestão de calorias, use métodos de cozimento mais saudáveis, como assar e grelhar, em vez de fritar.
- Procure comer pelo menos 2 porções de frutas e 2 porções de vegetais por dia. Alimentos ricos em fibras, por exemplo, alimentos vegetais e grãos integrais, podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.
- Mantenha um peso corporal saudável. Estar acima do peso ou obeso aumenta suas chances de ter um HDL-C baixo (colesterol bom), um LDL-C alto (colesterol ruim) e triglicerídeos altos.
- Exercite-se regularmente – tenha como meta 150 minutos de atividade física por semana. A atividade física regular pode ajudar você a controlar seu peso e, portanto, ajudar a diminuir seu LDL-C (colesterol ruim) e triglicerídeos, e aumentar o HDL-C (colesterol bom).
- Pare de fumar, pois fumar aumenta os triglicerídeos e diminui o colesterol bom.
- Evite álcool ou restrinja a ingestão a não mais do que 2 doses padrão para homens e 1 dose padrão para mulheres por dia.