9 dicas para levar uma vida mais saudável

Um oferecimento de Hello by H2OH!

Por: Redação | Comunicar erro

Certamente, você já deve ter ouvido alguém dizer que custa caro ter uma vida saudável. Não, não custa! Medidas simples e mudanças de alguns hábitos podem garantir melhora de bem estar e aumento da expectativa de vida. Listamos aqui nove dicas para te ajudar:

1- Realizar seis refeições ao dia

O ideal é manter o metabolismo do corpo sempre ativo. Para isso recomendam-se refeições de três em três horas e em pequenas quantidades: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

2- Incluir no cardápio: cereais integrais, frutas, verduras e legumes

Optar por alimentos ricos em fibras (como cereais e opções integrais de massas, pães e arroz) aumenta a sensação de saciedade, além de controlar os níveis de glicose e colesterol e melhorar o desempenho do intestino.

Já as frutas, verduras e os legumes são ricos em vitaminas e minerais que estimulam o sistema imunológico e protegem contra vírus e infecções.

3- Praticar exercícios físicos

A prática de atividades físicas ajuda a evitar hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Uma simples caminhada reduz a pressão arterial, segundo estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

4- Não ficar sentado por muito tempo

Segundo a Sociedade Americana de Câncer, ficar muito tempo sentado faz com que nosso metabolismo se altere, influenciando no colesterol e no nível da pressão arterial. Por isso, é fazer pequenas pausas durante o trabalho para dar uma circulada.

5-Ter uma vida sexual saudável

Pesquisa da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, levantou que praticar sexo com frequência diminui os riscos de infarto fatal. Também melhora o humor, a pele, relaxar o corpo e alivia o estresse.

divulgação
divulgação
divulgação

6- Reduzir o consumo de sal

Ao invés de utilizar uma grande quantidade de sal, realce o sabor dos alimentos com ervas aromáticas, como: alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho.

7- Respirar corretamente

Respirar com calma e profundamente combate desgastes mentais, físicos e ajuda a melhorar a insônia. Estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, indica que pessoas com problemas de respiração durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes que alguém saudável.

8- Pare de fumar

Diminuir a quantidade de cigarros, ou preferivelmente, parar totalmente de fumar, melhora a qualidade da respiração, além de diminuir os riscos de sofrimento psicológico, segundo estudo da University College London. Também diminui o risco de morte decorrente de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.

9- Escolher locais calmos para realizar as refeições

Realizar as refeições em ambientes tranquilos, sem a interferência de televisões e computadores, faz com que você não tenha tantos sentidos estimulados. Aproveite para prestar atenção na mastigação: uma boa mastigação gera satisfação com menores quantidades de comida.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …