9 posições de yoga para ajudar ciclistas

Por: Redação

Já faz tempo que as bicicletas começaram a fazer parte do cenário urbano e o aumento de ciclovias efetiva ainda mais o uso das magrelas como solução da mobilidade nas grandes cidades. Você costuma pedalar? Saiba que sem os cuidados necessários, a prática pode gerar lesões na coluna e nos membros inferiores, assim como as dores nas costas.

Pensando nisso, a ONG Arte de Viver, que trabalha com técnicas respiratórias, meditação e práticas de bem-estar para a redução do estresse – separou algumas posições de yoga ideais para ajudar o corpo a se preparar para as viagens de bike e também para relaxar os músculos cansados após as pedaladas. Confira:

1. Pranayama

Comece com algumas técnicas de respiração como Bhramari pranayama (respiração da abelha) e Nadi Shodhan pranayama (respiração das narinas alternadas) para acalmar a mente e relaxar o corpo. Isso vai aliviar qualquer estresse e preparar a sua mente para as posturas seguintes.

2. Marjariasana (alongamento do gato)

O alongamento do gato melhora a circulação no corpo e fortalece os pulsos e ombros. Também relaxa a mente, traz mais flexibilidade para a coluna e é ideal para quem vai dar longas voltas de bicicleta.

3. Adho mukho svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)

A postura do cachorro olhando para baixo é boa para fortalecer braços, ombros, pernas, pés e te dar uma força. Ajuda a tonificar os músculos, alivia dores de cabeça, insônia e fadiga. Essa postura também melhora a circulação sanguínea e rejuvenesce o corpo.

4. Trikonasana (postura do triângulo)

A postura do triângulo fortalece os quadris, virilha, ombro, peito e coluna. Também fortalece as pernas, joelhos, tornozelos, tórax e braços. Essa postura ajuda a diminuir a ansiedade, estresse e dor na coluna. Esse simples alongamento, que fortalece várias partes do corpo, também auxilia na resistência.

5. Utkatasana (postura da cadeira)

A postura da cadeira ajuda a fortalecer a parte inferior das costas e tonificar os músculos do tornozelo, pernas, joelhos e coxas. Também exercita a coluna, quadris e os músculos do tórax.

6. Badhakonasana (postura da borboleta)

A postura da borboleta é uma eficaz pré e pós ciclismo. Estica a parte interior das coxas, virilha e joelho, aumenta a flexibilidade do quadril e região da virilha e alivia a fadiga.

7. Setu bandha sarvangasana (postura da ponte)

A postura da ponte fortifica os músculos das costas e alivia o cansaço. Alonga o peito, pescoço e coluna, enquanto acalma a mente, reduz ansiedade, estresse e depressão. Essa é uma postura eficiente para relaxar depois de andar de bicicleta.

8. Shishuasana (postura da criança)

A postura da criança é muito boa para relaxar as costas, coxas, quadris e tornozelos depois de andar de bicicleta por um longo tempo. Além disso, acalma o cérebro e alivia o estresse e a fadiga.

9. Viparita karani (postura de pernas para o alto na parede)

Essa postura é muito boa para relaxar as pernas e pés depois de andar de bicicleta. A parte de trás das pernas, do pescoço e a frente do tronco são alongadas nessa postura e dessa maneira a tensão no corpo é liberada.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …