9 substâncias tóxicas do cigarro além da nicotina

Por: Redação Comunicar erro

O fato de que o cigarro é prejudicial à saúde já é de conhecimento geral. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o hábito de fumar é considerado a principal causa de morte evitável – 4,9 milhões de pessoas morrem todos os anos.

Crédito: Getty Images/iStockphotoO cigarro contém resíduos de pesticidas

O cigarro causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente por ter mais de 4 mil substâncias nocivas em cada um. Além da nicotina, que é a mais conhecida, confira outras nove que são tóxicas:

1. Monóxido de carbono (CO)

É o mesmo gás liberado pelos carros. Por se ligar às hemácias do sangue, dificulta a circulação de oxigênio pelo corpo. Assim, os fumantes ficam dores de cabeça depois de várias horas longe do cigarro.

2. Plutônio 

É um metal que emite radiação, normalmente utilizado em armas nucleares. A substância é altamente cancerígena e também prejudica o funcionamento dos rins. Além disso, os cigarros têm outras composições radioativas como: carbono 14, urânio e chumbo.

3. Pesticidas

Resíduos desta substância, chamada DDT, irrita as paredes do estômago e provoca náuseas. Às vezes, também pode causar gastriste, úlcera e câncer no sistema digestiva já que é metabolizada no estômago.

4. Nitrosaminas, policíclicos e metais pesados

Estes se concentram no fígado, rins e pulmões pelo período de 10 a 30 anos. Por isso, são associados a cânceres de pulmão, esôfago, língua, mama e próstata.

Leia a matéria na íntegra e as outras 5 substâncias na reportagem do O Globo

  • Mesmo se você fumar socialmente, o consumo de cigarro gera muitas consequências para a sua saúde. Nesta publicação, um estudo aponta os riscos para quem fuma um cigarro por dia.  

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …