A explicação para sua necessidade frequente de fazer xixi
Se a vontade frequente de urinar persistir ou estiver associada a outros sintomas preocupantes, é importante procurar orientação médica
A necessidade frequente de fazer xixi pode se tornar um grande incômodo no dia a dia, afetando não só a sua rotina diária, mas também a qualidade do seu sono e o bem-estar geral. Esta condição, cientificamente chamada de poliúria, pode ter diversas causas, algumas temporárias e outras que requerem atenção médica.
Causas comuns da vontade de fazer xixi com frequência
Ingestão excessiva de líquido
A causa mais óbvia da micção muito frequente é a ingestão excessiva de líquidos; muitas vezes são bebidas como água, café, chá e bebidas alcoólicas (a cafeína e o álcool também têm efeitos diuréticos, que estimulam os rins a produzir mais urina).
Você pode facilmente saber se simplesmente bebeu demais observando a cor da sua urina.
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
Infecção e outros distúrbios do trato urinário
As infecções do trato urinário, especialmente a cistite, estão entre as causas mais comuns de aumento da frequência urinária.
Estas infeções, mais frequentes nas mulheres, podem causar não só um aumento da frequência urinária, mas também uma necessidade urgente de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia.
Outros sintomas incluem dor ou ardor ao urinar e urina turva ou com mau cheiro.
Outras condições do trato urinário também podem aumentar a frequência com que você urina, como a presença de cálculos na bexiga ou tumor na bexiga.
Hiperplasia prostática benigna
A hiperplasia prostática benigna, comumente conhecida como próstata aumentada, é uma condição comum em homens à medida que envelhecem. A próstata, uma glândula que circunda a uretra logo abaixo da bexiga, pode aumentar de tamanho e causar vários distúrbios urinários. Entre os sintomas mais comuns estão:
- necessidade de urinar com frequência ( especialmente à noite)
- dificuldade em começar a urinar
- fluxo urinário fraco ou interrompido
- e a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
Diabetes e outras condições metabólicas
Tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 podem causar aumento da frequência urinária como um sintoma da incapacidade do corpo de regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue.
O excesso de glicose no sangue faz com que os rins trabalhem mais para filtrá-la, resultando em maior produção de urina; para compensar as perdas, o sujeito sente consequentemente uma sede contínua e intensa (polidipsia) e muitas vezes manifesta uma chamada polifagia paradoxal (aumento da fome e da quantidade de alimentos consumidos, mas com perda de peso repentina e inexplicável ).
Bexiga hiperativa
A bexiga hiperativa é uma condição caracterizada pela necessidade urgente de urinar muitas vezes durante o dia, a ponto de alterar a qualidade de vida.
A causa ainda não está completamente clara, mas levanta-se a hipótese de que na maioria dos casos a responsabilidade pelos sintomas se deve à hiperatividade do detrusor, músculo que envolve quase inteiramente a superfície da bexiga.