A fruta rica em melatonina que melhora seu sono e evita acordar durante a noite

Descubra essa pequena fruta surpreendente que ajuda a regular o sono e oferece diversos benefícios nutricionais

09/06/2025 21:02

A cereja é uma fruta naturalmente rica em melatonina e outros compostos bioativos que ajudam a melhorar a qualidade do sono
A cereja é uma fruta naturalmente rica em melatonina e outros compostos bioativos que ajudam a melhorar a qualidade do sono - iStock/ Adam Smigielski

Dificuldades para iniciar o sono ou despertar várias vezes durante a noite podem afetar significativamente a saúde e a qualidade de vida. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), cerca de 72% dos brasileiros sofrem com problemas relacionados ao sono, como a insônia, que, quando frequente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, incluindo arritmia, além de complicações respiratórias.

A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, é fundamental para a regulação do ciclo circadiano, sinalizando ao corpo quando é hora de dormir e acordar. Níveis baixos desse hormônio estão associados à insônia, especialmente em pessoas com hábitos que prejudicam sua produção natural, como o uso excessivo de telas antes de dormir.

Cereja: uma fruta natural que melhora o sono e promove saúde

A cereja é uma fruta naturalmente rica em melatonina e outros compostos bioativos que ajudam a melhorar a qualidade do sono. De acordo com o CPAPS, site especializado em tratamento da apneia do sono, a cereja auxilia na produção natural de melatonina, além de reduzir a inflamação e minimizar as interrupções durante o sono, favorecendo um descanso mais profundo.

Além disso, o consumo regular da cereja pode aliviar dores musculares e fortalecer o cérebro, o sistema imunológico e o cardiovascular, graças à sua concentração de antioxidantes e vitaminas A e C.

A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, é fundamental para a regulação do ciclo circadiano, sinalizando ao corpo quando é hora de dormir e acordar
A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, é fundamental para a regulação do ciclo circadiano, sinalizando ao corpo quando é hora de dormir e acordar - iStock/ GomezDavid

Para obter melhores resultados, recomenda-se consumir a cereja fresca, seca ou em suco cerca de duas horas antes de dormir, otimizando a absorção da melatonina.

Ainda, os antioxidantes da cereja ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, controlar a diabetes e promover a saúde intestinal e ocular.