A semente pouco conhecida que reduz o colesterol e combate insônia
Embora muito pequenas, essas sementes são riquíssimas em propriedades benéficas preciosas
A papoula é nativa das montanhas da Ásia e é cultivada desde a antiguidade pelas suas propriedades medicinais. Suas sementes são uma rica fonte de ácidos graxos poliinsaturados, nomeadamente do tipo ômega 6. Também são boas fontes de proteína e fibra alimentar, bem como algumas vitaminas e minerais essenciais, incluindo cálcio e magnésio.
O que poucos sabem é que a semente da papoula ajuda a reduzir os níveis de colesterol de baixa densidade (LDL) no sangue ou colesterol “ruim” que pode aumentar o risco de doenças cardíacas e ataque cardíaco.
Esse benefício é devido as fitoesteróis, além de ácido oleico e ácido linoléico, que atuam contra o LDL e aumenta o HDL (colesterol bom), além de manter os níveis de açúcar sob controle.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Além disso, a semente de papoula é uma fonte de fibras e proteínas, o que pode ajudar na regulação dos níveis de colesterol e no controle do apetite. A fibra solúvel, em particular, pode se ligar ao colesterol no trato digestivo, ajudando a removê-lo do corpo.
Outros benefícios da semente de papoula:
A semente de papoula combate a ansiedade e a insônia
As sementes de papoula têm outro efeito interessante. Elas atuam como calmante sobre o sistema nervoso, graças ao conteúdo de papaverina e outros opiáceos suaves. Por isso são utilizadas como remédio natural contra a ansiedade e o estresse, mas também para combater a insônia.
Manutenção dos ossos e dentes saudáveis
Graças ao bom teor de cálcio da semente de papoula, ela é uma ajuda válida para a saúde dos dentes e dos ossos, pelo que são recomendados sobretudo para desportistas e idosos e para mulheres na menopausa para a prevenção da osteoporose.
Envelhecimento
Graças ao bom teor de manganês e vitaminas (especialmente E e C) têm uma ação antioxidante contra os radicais livres, retardando o envelhecimento celular.
A semente de papoula favorece o trânsito intestinal
Como a pele que cobre as sementes é rica em fibras, elas ajudam a regular o trânsito intestinal e melhoram a absorção de nutrientes, mantendo o intestino saudável.