Ácido hialurônico preenche rugas e muda até o formato do nariz
Procedimento que injeta a substância na pele dura poucos minutos
O ácido hialurônico, um ativo bastante indicado pelos dermatologistas, tem conquistado cada vez mais pessoas que buscam pequenas mudanças estéticas no rosto e no corpo. A substância, que é a mesma utilizada para aumentar o volume dos lábios, serve também para preencher sulcos e rugas, modelar o nariz e sustentar a pele, podendo inclusive mudar o contorno facial.
Talvez a finalidade menos conhecida do ácido hialurônico seja a de rinomodelação. É possível arrebitar a ponta do nariz, corrigir ligeiras depressões e assimetrias e dar uma aparência de nariz mais fino. De acordo com a dermatologista Kaliandra Cainelli, a técnica, no entanto, é contraindicada para quem já passou por cirurgia plástica no nariz. “Com a rinoplastia a estrutura vascular e cartilagens são alteradas, então, é perigoso mexer novamente na região”, explica.
A modelo Juju Salimeni já utilizou o procedimento. Na ocasião, ela postou uma foto de antes e depois e afirmou que não doeu nada.
- 6 alternativas mais seguras ao peeling de fenol
- Suas olheiras podem indicar estes 6 problemas de saúde
- 3 fatos que você provavelmente não sabe sobre a menopausa
- Estudo descobre relação entre ácido hialurônico e câncer
O ativo é naturalmente produzido pelo nosso corpo, portanto, não provoca reações alérgicas ao ser injetado na pele. Vale dizer que o resultado não é definitivo, dura em torno de 1 a 2 anos. O que acontece é que – como a substância é natural – o nosso organismo acaba absorvendo-a com o tempo.
O valor do procedimento varia entre R$1.500 a R$ 3 mil. Tudo depende da quantidade de ácido injetado, da região a ser aplicada e do profissional. Dermatologistas, cirurgiões plásticos estão autorizados a aplicar ácido hialurônico em consultórios. Anteriormente, os cirurgiões-dentistas também utilizavam a técnica para fins estéticos na face, mas após uma liminar da Justiça, eles não podem mais fazer preenchimentos, a não ser que o fim seja terapêutico.
Como é feito o procedimento?
A técnica, que utiliza cânula ou agulha para injetar a substância na pele, é considerada uma plástica minimamente invasiva e pode durar de 15 minutos a 60 minutos, dependendo da complexidade. O sangramento é mínimo e por não haver cortes, permite o retorno imediato do paciente às suas atividades. Para realizar o procedimento, pode-se utilizar anestesia local ou apenas um anestésico tópico.
Riscos e contraindicações
Por mais que seja uma substância natural, o procedimento envolve riscos, como qualquer outro invasivo da Medicina. O mais sério é a possibilidade do profissional atingir artérias na aplicação ou colocar o produto dentro de alguma veia. Nesses casos, pode haver necrose (morte de tecidos) e obstrução de vaso, impedindo a circulação de sangue.
Há também relatos na Literatura Médica que falam até em cegueira, segundo a dermatologista Kaliandra Cainelli, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Claro que são casos raros, o importante é sempre procurar um profissional qualificado e seguir as orientações dele, principalmente fazer uma assepsia adequada da região”, orienta.
O preenchimento é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes e pacientes em tratamento contra o câncer. Pessoas com qualquer infecção no rosto, como herpes, por exemplo, também não devem ser submetidas ao preenchimento labial, segundo a dermatologista.
Quais os principais usos do ácido hialurônico?
- Preenchimento de olheiras
- Preenchimento de bigode chinês
- Contorno facial
- Aumento dos lábios
- Modelação do nariz (arrebitar a ponta ou corrigir formato sinuoso)