Adeus, ressaca! Descubra os 5 alimentos que curam o estrago da bebedeira passada

Reunimos alguns alimentos que vão contribuir na desintoxicação do organismo e que ajudam também a aliviar os sintomas da ressaca.

Por Maíra Campos em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica Generalista - CRMGO 33271)
08/09/2024 15:31

Com o objetivo de melhorar os seus próximos dias, o Catraca reuniu alguns alimentos que vão contribuir na desintoxicação do organismo e que ajudam também a aliviar os sintomas da ressaca. Acompanhe:

Adeus, ressaca! Descubra os 5 alimentos que curam o estrago da bebedeira passada.
Adeus, ressaca! Descubra os 5 alimentos que curam o estrago da bebedeira passada. - Drazen Zigic/istock

Gengibre: para combater eventuais enjoos, o gengibre é um ótimo aliado porque ele possui propriedades que aliviam as náuseas com muita facilidade, além da capacidade de desinflamar o estômago e fazer muito bem para a circulação do sangue, que fica prejudicada quando estamos de ressaca.

Adeus, ressaca! O gengibre como aliado no alívio da noitada passada.
Adeus, ressaca! O gengibre como aliado no alívio da noitada passada. - iStock/grafvision

Goji Berry: é benéfico utilizar a fruta antes de uma noitada porque a goji bery protege o fígado. Mas depois de tomar umas doses a mais, faz bem tomar um suco ou ingerir a forma desidratada dessa fruta que ganhou espaço entre os brasileiros que apreciam alimentos e sucos detox. A presença de flavonoides promovem ação antioxidante no organismo. E os resquícios da noite anterior vão embora mais rápido.

Goji berry antes da bebedeira para proteger o fígado.
Goji berry antes da bebedeira para proteger o fígado. - divulgação

Alho: para muitos problemas gástricos o alho é recomendado, na ressaca não é diferente. O consumo de bebida alcoólica em excesso pode causar ardência as paredes do estômago e o alho possui muitos componentes, como alcina que vão aliviar a inflamação estomacal.

O alho é recomendado, também na ressaca.
O alho é recomendado, também na ressaca. - iSTock/chrisboy2004

Grãos integrais: em geral, alimentos ricos em vitamina B colaboram para aliviar os sintomas da ressaca. No caso, os grãos melhoram o funcionamento do fígado e fazem com que as toxinas não fiquem muito tempo dentro do corpo.

Os grão como aliados no combate as toxinas após a bebedeira.
Os grão como aliados no combate as toxinas após a bebedeira. - PixelsAway/DepositPhotos

Ovos: quando ingerimos muita bebida, o nosso corpo produz glutationa, uma substância que combate a intoxicação por um componente que resulta no nosso corpo quando ingerimos muito álcool, o acetaldeído. Mas a produção máxima da glutationa não consegue livrar o corpo dessa intoxicação e no ovo nós podemos encontrar essa substância. Então comer ovos, principalmente cozidos, ajudam muito no combate contra a ressaca.

O ovo contra os acetaldeídos, principal vilão da ressaca.
O ovo contra os acetaldeídos, principal vilão da ressaca. - bhofack2/istock

A água também não pode faltar para hidratar o corpo e eliminar toxinas.  Os sucos também são aliados e fazem muito bem.

Agora é só curtir o resto das festas com muita diversão e respeito. Em caso de persistência dos sintomas um médico deverá ser consultado e se for beber, não dirija.