Agência não recomenda vacina da Pfizer a quem tem alergia grave
Duas pessoas que tomaram o imunizante no primeiro dia de vacinação no Reino Unidos tiveram reações
A agência regulatória do Reino Unido alertou que a vacina da Pfizer não deve ser tomada por pessoas com histórico de reação alérgica significativa. A recomendação veio depois que duas pessoas que receberam a primeira dose na terça-feira, 8, desenvolveram reações ao imunizante. Ambas estão se recuperando bem.
Foi definida como reações alérgicas significativas aquelas semelhantes à anafilaxia, um tipo de reação alérgica grave e potencialmente fatal.
O diretor médico do NHS, o serviço público de saúde britânico, Stephen Powis, disse ao jornal The Guardin que como é comum com as novas vacinas, a a agência regulatória britânica aconselhou, por precaução, que pessoas com histórico significativo de reações alérgicas não recebam este imunizante.
Além disso, a agência recomenda que todos os locais de vacinação precisam estar equipados com aparelhos de reanimação, caso se façam necessários.
“Como acontece com todos os alimentos e medicamentos, há uma chance muito pequena de uma reação alérgica a qualquer vacina. No entanto, é importante colocarmos esse risco em perspectiva”, disse o professor de medicina experimental do Imperial College London, Peter Openshaw, ao The Guardian.
Segundo ele, a ocorrência de qualquer reação alérgica foi um dos fatores monitorados no ensaio clínico de fase 3 desta vacina Pfizer / BioNTech. No estudo, um número muito pequeno de reações alérgicas nos grupos da vacina e do placebo foi relatado.