Agorafobia: veja os sintomas da condição do príncipe Harry
O duque de Sussex admite em suas memórias que chegava a tremer só de estar perto de outras pessoas
Entre as inúmeras revelações feitas pelo príncipe Harry em seu livro de memórias, uma que chamou a atenção é a condição que foi enfrentada por ele por anos: agorafobia, um tipo de transtorno de ansiedade que causa medo intenso em determinadas situações, como estar no meio de uma multidão.
No livro, Harry lembrou como era difícil ter o transtorno sendo uma figura pública. “Eu era um agorafóbico. O que era quase impossível devido ao meu papel público” , escreveu.
“O pânico geralmente começava quando eu vestia um terno logo pela manhã (…) Estranho – esse era o meu gatilho: o terno. Enquanto abotoava minha camisa, podia sentir minha pressão arterial subindo. Enquanto eu dava o nó na gravata, podia sentir minha garganta fechando. No momento em que eu estava vestindo a jaqueta, amarrando os sapatos elegantes, o suor escorria pelas minhas costas e bochechas”, descreve ele.
- Como os jogos de azar podem aumentar os casos de transtorno mental
- Estes são os sintomas do transtorno associado ao uso de celular
- 6 sintomas da ansiedade matinal; saiba como tratar
- Você pode ter TOC e não saber; veja os reais sintomas da condição
Ele também contou que certa vez “quase desmaiou” durante um discurso que “não pôde ser evitado ou cancelado”.
Mas o medo não vinha apenas em ocasiões púbicas. Harry revelou que chegou a ter essas sensações desagradáveis até mesmo antes de de sair de casa. “Passei a temer, simplesmente, estar perto de outros seres humanos”, afirma.
O que é agorafobia?
A agorafobia é um transtorno de ansiedade definida como um medo excessivo de estar em lugares abertos ou desconhecidos, especialmente onde as multidões se reúnem e em locais que não são familiares. O medo pode ser tão avassalador que a pessoa evita sair de casa.
De acordo com a Mayo Clinic, a maioria das pessoas que tem agorafobia a desenvolve depois de ter um ou mais ataques de pânico, fazendo com que se preocupem em ter outro ataque. Eles então evitam os lugares onde isso pode acontecer novamente.
O tratamento da agorafobia pode ser desafiador porque significa confrontar os medos. Mas com tratamento adequado – geralmente uma forma de terapia chamada terapia cognitivo-comportamental e medicamentos – o paciente pode apresentar melhoras.
Sintomas de agorafobia
Os sintomas típicos de agorafobia incluem medo de:
- Sair de casa sozinho;
- Multidões ou espera na fila;
- Espaços fechados, como cinemas, elevadores ou pequenas lojas;
- Espaços abertos, como estacionamentos, pontes ou shoppings;
- Usar transporte público, como ônibus, avião ou trem.