Álcool durante amamentação reduz habilidade cognitiva de crianças
Um estudo apontou essa ligação depois de avaliar 5.107 crianças
Cientistas da Universidade de Macquaire, na Austrália, fazem um alerta para as atuais e futuras mamães: consumir álcool durante amamentação pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo do bebê. O estudo foi publicado na revista científica Pediatrics.
O estudo, que começou a ser realizado em 2004, avaliou 5.107 crianças a cada dois anos até elas completarem 11 anos de idade. As mães eram questionadas sobre o consumo de álcool e tabaco, enquanto os pesquisadores aplicavam teste de cognição nas crianças.
As pontuações dos testes de raciocínio de crianças com idade entre 6 e 7 anos foram baixas quando as mães bebiam álcool durante a amamentação e eram ainda menores para aquelas cujas mães bebiam quantidades maiores.
- Especialista revela a idade em que você deve parar de beber álcool para reduzir o risco de demência
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- 2 dietas que reduzem o risco de 9 tipos de câncer
- Café durante a gravidez é seguro? Veja o que diz estudo
A associação manteve-se enquanto controlava vários fatores, incluindo o consumo de álcool no pré-natal, renda e peso ao nascer.
Não havia ligação entre a bebida de uma mãe e as pontuações de raciocínio de seu filho se ela não amamentasse. “Isso sugere que a exposição ao álcool através do leite materno foi responsável por reduções cognitivas em bebês amamentados, em vez de fatores psicossociais ou ambientais que cercam o consumo materno de álcool”, escreveram os autores.
Os pesquisadores acreditam que o desenvolvimento do cérebro pode ser afetado pelo álcool ou por mudanças nos padrões de alimentação e sono que acompanham o consumo de álcool.
Embora os efeitos do álcool durante a gestação já fossem conhecidos, a relação entre o álcool e amamentação ainda é pouco estudada. O mesmo acontece com o cigarro. Os efeitos cognitivos do tabaco durante a lactação ainda precisam de estudo detalhado, segundo os pesquisadores.
Como o álcool e a nicotina estão disponíveis no leite materno após a ingestão materna, é importante entender se fumar tabaco ou beber álcool durante a lactação afeta as habilidades cognitivas das crianças.
Recomendações da Organização Mundial da Saúde
Os cuidados com a alimentação durante a gestação são rigorosos, pois tudo o que a mãe consome é passado para o bebê pelo cordão umbilical. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mães não façam uso de álcool, drogas e cigarro durante a gestação. A mesma recomendação vale enquanto ela estiver amamentando, pois essas substâncias podem estar no leite materno.
Embora alguns médicos não condenem pequenas quantidades de álcool, como uma taça de vinho, por exemplo, o Ministério da Saúde defende que não há uma quantidade segura durante o período de amamentação, sobretudo nos estágios iniciais do aleitamento.
Tem dúvidas sobre o assunto? O caminho mais correto é conversar com o seu médico.
Sobre alimentação da mãe durante o período de amamentação, indicamos o vídeo da especialista Giovana Balogh, do Mães de Peito. Confira abaixo: