Alho e cebola podem ajudar a reduzir risco de câncer, revela pesquisa
Pesquisa revelou que consumo frequente de alho e cebola reduziu em 22% as chances de câncer de estômago
Existem até alimentos específicos que podem trazer uma ampla gama de benefícios para a proteção da saúde e até reduzir o risco de câncer. É o caso de um vegetal muito utilizado no preparo de pratos. Uma revisão de 26 estudos indicou que o consumo frequente de alho e cebola reduziu em 22% as chances de câncer de estômago.
Além disso, pesquisas envolvendo mais de 13 mil participantes demonstraram que indivíduos que incluíam uma quantidade maior de cebola em suas dietas apresentavam um risco 15% menor de desenvolver câncer colorretal.
E não só isso. Estudos em tubos de ensaio revelaram que certas substâncias presentes na cebola podem reduzir ou atrasar a disseminação do câncer de pulmão e de ovário.
No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar esses benefícios.
No caso das cebolas, por exemplo, acredita-se que seus antioxidantes possam desacelerar o crescimento de tumores, enquanto o enxofre presente nelas pode proteger as células contra mutações.
O que explica o pode anticâncer da cebola?
A cebola contém um tipo de flavonoide encontrado em plantas chamado quercetina, que estudos associaram a um menor risco de câncer e doenças cardíacas.
Estudos demonstraram que os antioxidantes da quercetina podem remover substâncias químicas nocivas chamadas radicais livres do nosso corpo.
Isso pode danificar as membranas celulares, interferir no DNA e matar células.
Também pode ajudar a reduzir o inchaço, matar células cancerígenas, controlar o açúcar no sangue e ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Um estudo, publicado na Frontiers in Immunology em 2023, descobriu que a quercetina poderia proteger contra o câncer de pulmão, sangue e próstata.
Benefício também para o coração
Outro estudo da Frontiers in Cardiovascular Medicine detalhou os benefícios da quercetina no coração.
Segundo os autores, a quercetina age como antioxidante, na antiagregação plaquetária, redução da fibrose miocárdica, na melhora da remodelação ventricular e da função cardíaca. Além disso protege o endotélio vascular e pode regular a pressão arterial.
Mas esses benefícios da cebola para a saúde dependem do tipo que você ingere e de como você a ingere.
As cebolas vermelhas contêm mais quercetina do que as brancas. Outro detalhe: se você cozinhar as cebolas, os níveis de quercetina diminuem. Então, é melhor consumi-las cruas na salada, por exemplo.