Aliados do sono: o que você come no jantar impacta no descanso
Mais do que apenas saciar a fome, os alimentos ajudam a combater diversos problemas de saúde e a falta de sono pode ser um deles.
Se comer demais, ingerir gordura, cafeína e bebidas alcoólicas a probabilidade de você ter uma noite de sono agitado aumenta. Por outro lado, há comidas que ajudam o organismo a se preparar para a hora de dormir. Alguns alimentos favorecem a produção de aminoácidos, hormônios e vitaminas que ajudam a ter uma boa noite de sono.
Especialmente para o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, a nutricionista Salete Campos, do Hospital das Clínicas da Unicamp, fez uma lista das substâncias responsáveis por uma boa noite de sono ou uma agitada e em quais alimentos são encontradas. Confira:
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
– Insulina: se alimentar pouco à noite causa baixa quantidade de açúcar no sangue. Quando a glicose cai o corpo libera adrenalina, hormônio estimulante que pode atrapalhar o sono.
Por isso, não é indicado cortar os carboidratos da última refeição do dia. “Eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na ‘limpeza’ dos aminoácidos circulantes no sangue”, explica a nutricionista.
Algumas fontes de carboidratos são pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta.
– Triptofano: “Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono”, afirma Salete.
É encontrado em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas.
– Magnésio e Vitamina B6: Salete aponta que esses nutrientes também auxiliam na produção de serotonina.
O magnésio é encontrado em alimentos como soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral.
Já a vitamina B6 está presente no frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim.