Alimento que todo brasileiro conhece pode ajudar a evitar demência, diz estudo
Um estudo recente sugere que estes grãos específicos ajudam a evitar demência; veja quais
Um estudo da Universidade Rush, em Chicago (EUA), apontou um alimento que pode auxiliar na prevenção da demência.
O estudo, que acompanhou mais de 3.300 pessoas por um período de seis anos, descobriu que a ingestão regular de alimentos desse tipo específico pode resultar em menor declínio cognitivo.
A demência é uma condição que afeta a cognição, memória e habilidades de pensamento, interferindo nas atividades diárias e na qualidade de vida. De acordo com a Associação de Alzheimer, a doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, representando de 60% a 80% dos casos.
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
Qual alimento popular pode ajudar a evitar demência?
Segundo o estudo, comer um pacotinho de pipoca por dia pode ser uma maneira eficaz de prevenir a demência. O estudo envolveu a observação de participantes que ingeriram 90 gramas ou mais de grãos integrais diariamente.
Os resultados mostraram que esses indivíduos tiveram um declínio cognitivo significativamente menor do que aqueles que não mantinham o hábito de consumir tais alimentos.
Importante ressaltar que o estudo se refere, especificamente, à pipoca com pouco sal, sem manteiga e que não seja feita no micro-ondas.
Pois estudos anteriores já indicaram que, o consumo regular de pipoca de micro-ondas, pode levar a danos cerebrais, como Alzheimer, além de colaborar para a obesidade.
Como o consumo de pipoca se relaciona com o risco de demência?
Conforme os cientistas, outros grãos integrais, como quinoa ou cereais, tiveram o mesmo efeito benéfico, pois eles podem prevenir picos de açúcar no sangue. Tais picos podem causar placas nas artérias e inflamação, aumentando assim o risco de demência.
O estudo, publicado na revista Neurology, incluiu 3.300 adultos com média de idade de 75 anos que não sofriam de demência. A maioria desses participantes fazia parte do Projeto de Saúde e Envelhecimento de Chicago, que acompanhou 10 mil pessoas de 1993 a 2012.
Os participantes foram entrevistados a cada três anos sobre a frequência com que consumiam grãos integrais e também realizaram testes cognitivos e de memória.
O estudo observou efetivamente este benefício em participantes negros, que representavam 60% dos participantes da pesquisa. Apesar disso, os pesquisadores afirmam que não significa que o benefício esteja descartado para pessoas brancas ou de outras etnias. Essas diferenças, segundo os cientistas, podem estar relacionadas aos hábitos alimentares de cada grupo.
A pipoca como parte de uma dieta equilibrada
As Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam pelo menos três porções de alimentos integrais por dia. Uma porção é equivalente a 30 gramas – como uma fatia de pão integral ou meia xícara de macarrão cozido ou arroz, desde que sejam integrais.
De acordo com o estudo, aqueles que consumiam três ou mais porções de grãos integrais por dia tinham uma taxa de declínio cognitivo mais lenta do que aqueles que consumiam menos.
Parece que a incorporação de um pacote de pipoca na dieta diária não apenas fornece um lanche delicioso, mas também pode contribuir para a preservação de nossa saúde mental à medida que envelhecemos.
No entanto, sempre é importante lembrar que uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável são os melhores amigos de um cérebro saudável.