Alimento que você tem na geladeira ajuda a baixar pressão
Os nutrientes presentes no alimento ajudam na liberação enzimática de substâncias anti-hipertensivas
Uma pesquisa publicada no The International Dairy Journal descobriu que um alimento que você provavelmente tem na geladeira tem efeitos sobre a pressão arterial.
O estudo avaliou as propriedade de produtos lácteos e observou que os participantes com maior consumo de iogurte tiveram uma queda modesta na pressão arterial sistólica e diastólica. No entanto, o efeito só ocorreu naqueles indivíduos que já tinham pressão alta.
A pesquisa contou com a participação de 915 voluntários adultos e utilizou um questionário de frequência alimentar. Eles tinham que anotar a frequência com que consumiam produtos lácteos.
- Entenda quando a dor de cabeça é sinal de pressão alta
- Estudo revela alimento responsável por 6 mortes por hora no Brasil
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
Os alimentos lácteos contêm uma variedade de micronutrientes, incluindo cálcio, magnésio e potássio, que estão envolvidos na regulação da pressão arterial. Além disso, segundo a pesquisa, produtos lácteos fermentados probióticos, como iogurte, contêm bactérias que levam à liberação enzimática de peptídeos anti-hipertensivos.
“Portanto, o iogurte pode ter um benefício cardiovascular maior do que os produtos lácteos não fermentados”, disseram os pesquisadores.
“Uma meta-análise de ensaios clínicos de curto prazo relatou que os produtos lácteos fermentados probióticos foram associados a uma redução de 3 mmHg na pressão arterial sistólica e 1 mmHg na pressão arterial diastólica quando comparados com um grupo de referência à base de leite”, descreveu a pesquisa.
Para ter esse benefício, a recomendação é consumir de duas ou mais porções de iogurte por semana. O ideal é escolher aqueles com baixo teor de gordura, a fim de não aumentar os níveis de colesterol.