Alimento saudável pode causar aumento de ácido úrico nas articulações

Os altos níveis de purinas em certos alimentos podem contribuir para o acúmulo de ácido úrico nas articulações

31/03/2023 15:40

A gota é uma doença desencadeada pela deposição de ácido úrico nas articulações. A condição tem sido historicamente rotulada como doença de rico devido a suas associações com o alto consumo de carnes e peixes. Porém, o que se sabe é que outro alimento aparentemente saudável ​​também pode desencadeia crises dolorosas.

Embora seja um superlimento, a farinha de aveia tem um alto teor de purina, que são substâncias que podem ser desdobradas em ácido úrico no organismo. Em apenas 100 gramas da farinha, há cerca de 50-150 mg desse composto.

É por isso, que pessoas com gota devem consumir a aveia com cautela e moderação.

Farinha de aveia contém alto teor de purina que leva à formação de ácido úrico
Farinha de aveia contém alto teor de purina que leva à formação de ácido úrico - Labylullaby/istock

Tipos de purina dos alimentos

É importante notar que mais de 60% do total de purinas em todos os cereais, feijões, soja, algas marinhas, laticínios e vegetais são adenina e guanina.

Já as purinas encontradas na maioria dos produtos de origem animal são hipoxantinas.

O efeito deste último na geração de ácido úrico parece ser muito mais forte do que adenina e guanina.

Ainda que a farinha de aveia não contenha tantas purinas quanto outros alimentos, como frutos do mar e carnes, as pessoas que sofrem de gota não devem comer mais do que duas porções por semana.

Sinais e sintomas de gota

O Ministério da Saúde define gota como uma doença metabólica que atinge uma  ou mais articulações. Trata-se de um tipo de artrite, caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais pontiagudos nas articulações.

Além dos ataques súbitos e graves de dor, a gota provoca inchaço, vermelhidão e sensibilidade em uma ou mais articulações, mais frequentemente no dedão do pé.  Quase sempre a dor é mais intensa nas primeiras quatro a 12 horas após o início.

Um ataque de gota pode ocorrer repentinamente, muitas vezes, acaba acordando a pessoa no meio da noite com a sensação de que o dedão do pé está pegando fogo. A articulação afetada fica quente, inchada, sensível  e vermelha.

Além disso, a amplitude de movimento pode ficar limitada, à medida que a gota progride.