Cinco combinações de alimentos que podem melhorar a sua saúde

Combinações de alimentos que ajudam o corpo a absorver todos os nutrientes e fortalecer a saúde

Clássico da cozinha brasileira, arroz e feijão pode oferecer benefícios à sua saúde – iStock/Getty Images
Créditos: -lvinst-/istock
Clássico da cozinha brasileira, arroz e feijão pode oferecer benefícios à sua saúde – iStock/Getty Images

Ao contrário do que se imagina, nem sempre uma alimentação balanceada significa apenas comer alimentos considerados saudáveis.

É o que mostra reportagem publicada pela revista Super Interessante, que enfatiza: alguns nutrientes de alimentos podem interagir entre si, e tornam mais a absorção pelo organismo mais difícil.

Por isso, confira algumas dicas de combinações de alimentos tradicionais da gastronomia brasileira que ajudam o corpo a absorver todos os nutrientes.

Carne e alecrim  (Anti-inflamatório)

Enquanto a carne produz substâncias tóxicas enquanto assada ou fritada, o alecrim faz o inverso. Isso porque, quando aquecido, ele produz duas substâncias benéficas que cortam o efeito tóxico da carne – 0 ácido carnósico, um anti-inflamatório, e o ácido rosmarínico, um andioxidante.

Cenoura e laranja (Vitamina C) 

Quando combinada com o ácido fenólico, a vitamina C reduz os níveis de colesterol ruim. Não por acaso, as fibras das cenouras também ajudam a retardar a absorção de açúcares no corpo. Como resultado, a combinação ajuda a disparar a produção de insulina e a controlar o apetite.

Ovos, brócolis e arroz integral (Vitamina D) 

O magnésio no arroz integral se junta à vitamina D do ovo para fixar o cálcio dos brócolis.

Atum e frutas vermelhas (elimina colesterol ruim) 

O ácido elágico de um suco de frutas aumenta a capacidade do corpo de reter o ômega 3 do peixe, que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Arroz e feijão (aminoácido)

O arroz fornece a metionina, um aminoácido e o feijão, outro – a lisina. Juntos eles formam a cadeia de aminoácidos que compõem os tecidos.

Com informações da revista Superinteressante.