Ameba comedora de cérebro mata mais uma pessoa nos EUA
Vítima desenvolveu sintomas aproximadamente uma semana depois de nadar em lago
Um jovem do condado de Clark, Nevada, nos EUA, morreu após ser infectado por uma ameba comedora de cérebro. Acredita-se que ele tenha sido exposto ao microrganismo Naegleria fowleri ao se banhar em um lago.
A idade e o nome da vítima não foram divulgados, mas há relatos de que o jovem tinha menos de 18 anos.
De acordo com um comunicado das autoridades de saúde locais, ele desenvolveu sintomas aproximadamente uma semana depois de ter nadado no lago.
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Estudo alerta que bactéria comum pode aumentar o risco de uma pessoa ter Alzheimer
- Como lanche do McDonald’s está ligado a surto de E. coli nos EUA
- Como se pega H. pylori, o patógeno que causa câncer no mundo todo
Os sintomas iniciais incluíram dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos. Geralmente, a morte acontece em cerca de cinco dias após o início dos sintomas.
Entenda o que é ameba comedora de cérebro
O parasita Naegleria fowleri leva o nome popular de ameba comedora de cérebro por se alimentar de tecido cerebral, causando inchaço na região e morte. Ela é um microrganismo de vida livre, ou seja, pode viver solto no ambiente, sem depender necessariamente de um hospedeiro humano.
A infecção causada por esse protozoário é chamada de meningoencefalite amebiana primária e pode matar pacientes em menos de duas semanas.
Como acontece a contaminação?
A Naegleria fowleri infecta as pessoas quando a água que contém esse protozoário entra no corpo pelo nariz.
Isso geralmente ocorre quando as pessoas vão nadar ou mergulhar em lagos, rios e fontes termais, já que o micro-organismo vive em águas quentes não tratadas.
Uma vez que ela entra pelo nariz, ela faz um caminho até chegar no cérebro, onde atua destruindo o tecido cerebral.
De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, em casos muito raros, as infecções por Naegleria também podem ocorrer quando água contaminada de outras fontes (como água de piscina com cloro inadequado ou água de torneira contaminada) entra no nariz.
Ainda segundo o CDC, não foi demonstrado que a Naegleria fowleri se espalhe via vapor de água ou gotículas de aerossol, como névoa de chuveiro ou vapor de um umidificador). Também não é possível se infectar com Naegleria fowleri ingerindo a água contaminada.
Essa ameba existe no Brasil?
Existem poucos casos da infecção no mundo todo, cerca de 200 confirmados. A maioria é dos EUA e poucos são da América do Sul.
No Brasil, há apenas o registro de 5 casos de infecção por amebas de vida livre, porém, só um teve a confirmação de que a doença foi causada pela espécie Naegleria fowleri.
Sintomas da infecção causada pela ameba comedora de cérebro
Os sinais e sintomas da meningocefalite amébica primária começam em 1 a 2 semanas após a exposição. Inicialmente, a pessoa sente forte dor de cabeça frontal, febre, náuseas e vômitos.
No estágio dois da doença, é comum o infectado apresentar torcicolo, convulsões, estado mental alterado e alucinações. A pessoa infectada pode entrar em coma e acabar indo a óbito.
A taxa de fatalidade é superior a 97%. De acordo com registros oficiais, apenas quatro pessoas de 148 indivíduos infectados conhecidos nos Estados Unidos de 1962 a 2019 sobreviveram.
Essa taxa é muito alta por conta da dificuldade de diagnóstico, que geralmente é feito depois de uma análise do líquido que lubrifica o sistema nervoso central, chamado de líquor.