Últimas notícias:

Loading...

EUA emitem alerta após caso de infecção por ameba comedora de cérebro

Infecção pode acontecer quando a pessoa nada em água contaminada

Por: Redação

Autoridades de saúde dos Estados Unidos emitiram um alerta para uma infecção rara causada por uma ameba comedora de cérebro. O caso foi diagnosticado em um paciente na Flórida, no condado de Hillsborough.

O parasita de nome científico Naegleria fowleri é uma ameba microscópica comumente encontrada em água doce quente (por exemplo, lagos, rios e fontes termais) e no solo.

Geralmente, as pessoas são infectadas quando a água contaminada entra no corpo através do nariz. Uma vez que a ameba entra no nariz, ela viaja para o cérebro onde causa a doença meningoencefalite amebiana primária, que comumente é fatal.

As autoridades recomendaram que os moradores do condado evitem o contato do nariz com água encanada e, se realizarem atividades aquáticas em lagos e rios, usem acessórios que mantenham as narinas fechadas.

O alerta vale principalmente para os meses mais quentes (julho, agosto e setembro), em que a temperatura da água aumenta.

ameba comedora de cérebro
Crédito: Dr_Microbe/istockAmeba comedora de cérebro faz EUA emitirem alerta

Sintomas

Pessoas infectadas pela ameba apresentam sintomas como febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e dores de cabeça. A infecção pode evoluir rapidamente e provocar a morte dentro de 10 dias.

O tratamento é feito com uma combinação de vários medicamentos, mas poucas pessoas sobrevivem.

De acordo com uma reportagem publicada pela BBC, esse tipo de infecção é mais comum em estados do sul dos EUA, mas ainda assim é rara. Na Flórida, há 37 registros desde 1962.

Compartilhe:

Tags: #Doença