Últimas notícias:

Loading...

Amigos criam república da terceira idade para viver com autonomia

Por: Redação

Quem nunca quis morar perto dos melhores amigos? Bem, nem sempre isso é possível se vocês estão atrelados a fatores externos. Mas, uma das coisas boas da aposentadoria é ter maior poder de decisão sobre como e onde viver.

Foi o que fizeram, há 15 anos, os amigos Victor Gómez e Cruz Roldán, ao construir a Convivir, um conjunto residencial para pessoas idosas que fica em uma colina de Horcajo de Santiago, Cuenca, Espanha, cidade com cerca de 5 mil habitantes.

A ideia é uma ótima alternativa para quem não quer morar com os filhos ou em uma casa de repouso.

O espaço, que é gerido pelos próprios moradores em sistema de cooperativa, oferece habitações que permitem a privacidade de cada um e também disponibiliza serviços de suporte a quem necessite. Os moradores também podem participar de atividades, projetos ou compartilhar hobbies.

O edifício de 3 andares, sendo 7.340 metros quadrados construídos, conta com academia, sala de fisioterapia, sala de eventos, 4 salas de atividades por andar, biblioteca, cafeteria e wi-fi. O centro também está aberto à comunidade e incentiva que os residentes participem das questões, vida, tradições e festas da região.

Segundo o site da própria cooperativa, o grupo é formado por pessoas assumem que “o tempo passa e impõe limitações, mas acreditamos firmemente que passada a aposentadoria, segue existindo o mesmo desafio de mudança e construção pessoal e coletiva”.

Veja também:

Compartilhe:

Tags:#Idoso