Publicidade

Informar

Anticoncepcionais podem aumentar risco de câncer de mama

Com informações do site Minha Vida

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Em meio ao debate sobre as consequências provocadas pelo uso de anticoncepcionais, um estudo realizado por especialistas dinamarqueses revelou como a medicação pode afetar a saúde da mulher: depressão, sobrepeso o risco de câncer são alguns efeitos já conhecidos.

De acordo com a recente pesquisa, métodos contraceptivos baseados em hormônios apresentam risco 20% maior de causar câncer de mama. E, ao contrário do que acreditavam especialistas, o uso do medicamento com menos estrogênio diminui o risco.

Istock/Getty Images
Crédito: Getty Images/iStockphotoUso de anticoncepcional pode provocar depressão, aumento de peso e câncer, aponta estudos

Para chegar à conclusão, o levantamento que foi realizado durante quase 11 anos anos, e publicado no “The New England Journal of Medicine”, avaliou 1,8 milhão de mulheres na Dinamarca. Foram acompanhadas pacientes entre 15 a 49 anos, que não tinham câncer, coágulo nas veias ou se submetido a tratamento para infertilidade.

As consequências

Os resultados mostram que quanto mais tempo os produtos forem usados, maior o risco. O aumento de 20% no risco de câncer de mama variou de acordo com a idade e com quanto tempo as mulheres usaram anticoncepcionais baseados em hormônios, incluindo pílulas, adesivos, anéis vaginais, implantes e injeções.

O risco foi 9% maior com menos de um ano de uso e 38% maior com mais de 10 anos de uso. Para saber mais sobre o assunto, confira a matéria na íntegra no site Minha Vida.

 Veja também:

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade