Anvisa investiga pomada que causou queimadura em córneas de mulher
Manicure diz que a visão ficou embaçada após mergulhar na piscina com o produto no cabelo
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu um dossiê de investigação após uma pomada modeladora para trançar os cabelos chamada Ômegafix causar queimadura nas córneas de uma mulher.
A manicure Josiane Reis de Souza, de 41 anos, contou ao jornal O Globo que a pomada foi aplicada na última sexta-feira, 18. No dia seguinte, ao mergulhar em uma piscina, o produto teria entrado em contato com olho, o que acabou provocando queimaduras.
“Quando eu saí da piscina e começou a escorrer, a minha visão foi ficando toda esbranquiçada, tudo nublado, parecia que eu estava dentro de uma nuvem de fumaça. Durante a madrugada, eu já não conseguia mais enxergar. Então, eu tive que ir ao hospital porque os meus olhos queimavam muito”, disse ela.
- Anvisa orienta sobre doações de produtos de higiene para o RS
- Anvisa informa sobre repelentes contra o mosquito da dengue
- Anvisa alerta sobre risco de cílios e unhas artificiais
- Anvisa cancela 1.266 pomadas, ceras e sprays para cabelos
Josiane está desde então sem conseguir enxergar e aguarda uma nova consulta com oftalmologista.
Ela diz ter tomado conhecimento na internet e no próprio hospital onde foi atendida de relatos de outras pessoas com problemas semelhantes após o uso da pomada.
De acordo com o Anvisa, o produto Ômegafix Pomada para Tranças se enquadra na definição de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, regulados pela Resolução RDC 7, de 2015. Porém, não está regularizado. “Não foi encontrado processo de regularização deste produto na Gerência de Cosméticos da Anvisa”, informou a Agência.