Anvisa proíbe lote de peito de frango por risco de meningite

26/04/2018 14:00 / Atualizado em 05/05/2020 10:24

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a distribuição e a comercialização de um lote de peito de frango congelado devido à presença de bactérias que podem causar doenças como a meningite. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” na última sexta-feira (20).

A proibição se refere ao lote 0320 de peito de frango cozido desfiado congelado da marca D+ Alimentos, fabricado pela G L Faleiros Indústria de Alimentos Eireli, que fica em Jaú, interior de São Paulo. No produto, foi detectada a presença da bactéria Listeria monocytogenes.

Foi detectada a presença da bactéria Listeria monocytogenes, que pode causar doenças como a meningite
Foi detectada a presença da bactéria Listeria monocytogenes, que pode causar doenças como a meningite - Getty Images/iStockphoto

Segundo a Anvisa, a própria empresa emitiu o comunicado de recolhimento. Todo o estoque no mercado será retirado.

Meningite

A meningite geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite.

A doença provoca a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo.

Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente.