Como funciona aparelho projetado para ser anticoncepcional masculino
Protótipo emite ondas de ultrassom nos testículos e é indolor; veja os detalhes
O futuro anticoncepcional masculino pode ser um aparelho inventado por uma mulher, uma designer alemã chamada Rebecca Weiss. Batizado de Coso, o protótipo foi projetado para dar um banho de ultrassom nos testículos e, assim, impedir a mobilidades dos espermatozoides que podem fertilizar um óvulo.
A invenção, que ganhou o prêmio nacional de design do James Dyson Awards, é livre de hormônios e não provoca dores ao ser utilizada, segundo os desenvolvedores.
Como isso funciona?
O aparelho é desenhado com um reservatório que deve ser preenchido com água até a marca indicada, depois disso, ele é ligado para começar a aquecer até a temperatura de operação. Então, os testículos devem ser mergulhados nessa água para receber as ondas de ultrassom.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
O efeito é reversível, com previsão de retorno da fertilidade em até seis meses após a última aplicação.
Weiss começou a projetar o anticoncepcional masculino depois de ser diagnosticada com câncer cervical, o que significava que ela não podia mais tomar a pílula.
Quando ela e seu parceiro buscaram métodos alternativos, descobriram que não havia opções para os homens além do preservativo e vasectomia permanente. Foi então que ela começou a explorar o assunto como parte de sua tese de mestrado em desenho industrial na Universidade Técnica de Munique.
O projeto se baseou em pesquisas que descobriram que a anticoncepção de ultrassom tem sido bem-sucedida em animais.
Agora Weiss espera que o protótipo possa ser submetidos a testes clínicos para finalmente ser uma alternativa viável de contracepção para homens.